EACRE reúne centenas de casais na Catedral Metropolitana

0

Aconteceu no sábado (7), a missa do Encontro Anual de Casal Responsável de Equipe (EACRE) da Região Minas 1, composta por casais de Juiz de Fora, Barbacena e São João Nepomuceno. A Missa celebrada pelo Arcebispo Dom Gil Antônio Moreira começou às 18h30. Centenas de casais lotaram a Catedral Metropolitana, a organização calcula que 140 casais participaram do encontro e aproximadamente 400 estiveram na missa no sábado.

Para o Diácono André Luiz Pereira Machado, responsável pela região Minas 1,  juntamente com sua esposa Miriam Raquel Piazzi Machado, falou sobre o momento emocionante da Missa conhecida como “A Missa da Unidade”, por reunir responsáveis de equipes e casais do movimento. “Tivemos um grande número de casais na Catedral. Nas Missas que realizamos pedimos aos casais que façam um gesto concreto e nesta nós fizemos de material de higiene e escolar, que foram doados para a Obra do Apostolado de Santa Edwiges, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus. Para a nossa surpresa (tivemos uma) quantidade imensa de doações, isso foi muito rico.”

O casal responsável pela Super-Região Brasil das Equipes de Nossa Senhora, Lucilene Pereira e Nelson Pereira, da Arquidiocese de Goiânia (Goiás), estiveram no encontro em Juiz de Fora. Para Lucilene, o momento foi importante para um aprofundamento dos participantes com o movimento. “Este encontro tem o objetivo de animar os casais na missão, fazer com que eles levem as orientações do movimento a todos os equipistas de base. Para nós é uma  alegria e um privilégio participar destes encontros por todo  o Brasil. Estivemos em oito dos 67 EACRES que aconteceram de Janeiro a Março pelo país.”  Segundo Nelson Pereira, os problemas enfrentados pelas famílias são temas constantes nos EACRES. “Estamos com um problema enorme no sentido de desvalorização da família, e nós trabalhamos a espiritualidade conjugal que reflete na família brasileira. Hoje, no Brasil, somos aproximadamente 26 mil casais que trabalham também essa espiritualidade conjugal, abordando as famílias e essa valorização”

Dom Gil

Para Dom Gil, o momento é motivo de graça para a Arquidiocese de Juiz de Fora, que possui diferentes grupos de Nossa Senhora em atuação em seu território. “Nossa Arquidiocese, pela graça de Deus, possui muitas equipes de Nossa Senhora. São equipes de famílias que se reúnem para meditar a palavra e rezar, sempre inspiradas na figura de Maria, Nossa Senhora, que foi a mulher mais aberta a palavra de Deus e a primeira discípula do Senhor.”

Em sua homilia, o Pastor reforçou a importância de bem viver o tempo quaresmal. “Não tem sentido viver a quaresma se não formos mais santos. Ela existe para que caminhemos com Cristo do jeito que ele caminhou nesta terra. Na oração, no jejum, na penitência e na confiança plena no amor. ”

O Arcebispo lembrou também da importância em amarmos a Deus, que nunca nos abandona. “Na segunda leitura, São Paulo está preso, mas não pretende que a fé esteja aprisionada. Ele convida o seu irmão para viver com ele, sofrendo por causa do Evangelho, ou seja, ele também não desiste do amor de Deus. Deus não desiste de nós e nós não vamos desistir de Deus diante de sociedades injustas ou instituições imorais.”

Veja a lista de doações que foram entregues  para a Obra do Apostolado de Santa Edwiges:

83 Cadernos (Brochurão capa mole)
9 Cadernos (espiral grande)
35 Cadernos pequenos
13 Cadernos (Brochurão capa dura)
1 Caderno pequeno espiral
153 unidades de creme dental
87 unidades de escovas de dentes
6 kits personalizados com escova de dentes e creme dental
64 unidades de sabonetes
8 pastas com aba e elástico
100 fls A4 azul
800 fls A4
200 unidades de borrachas
1 régua
2 vidros de cola branca
21 unidades de apontadores
2 tesouras
14 canetas esferográficas azuis
31 caixas de lápis de cor
3 caixas de giz de cera
1 caixa de canetas hidrocores
506 unidades de lápis pretos

Conteúdo Relacionado
X