Dom Ricardo Hoepers é nomeado bispo auxiliar de Brasília (DF)

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

O Papa nomeou, nesta quarta-feira (24), o novo bispo auxiliar de Brasília (DF): Dom Ricardo Hoepers. Recentemente, ele foi eleito secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O bispo foi transferido da Diocese do Rio Grande (RS) para a sede titular episcopal de Tisdro.

A mudança se deve justamente à eleição de Dom Hoepers para a presidência da CNBB no próximo quadriênio. Como sua função deve ser exercida em tempo integral por um bispo residente na sede da Conferência Episcopal, o religioso teve de deixar a diocese da qual era titular, e a Santa Sé providenciou a nomeação como bispo auxiliar.

Em nota, os outros membros da presidência da CNBB desejaram “que esta nova missão em seu ministério seja iluminada pelo exemplo e profecia de São João Bosco e conduzida sob a proteção maternal de Nossa Senhora Aparecida, de forma especial neste momento em que cumpre a função de secretário-geral da nossa Conferência Episcopal”.

Dom Ricardo Hoepers também emitiu uma mensagem agradecendo ao Papa Francisco pela compreensão e sensibilidade; ao arcebispo de Brasília, Cardeal Paulo Cezar Costa, pela acolhida; ao Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro, pela visita em seu primeiro dia; e à diocese do Rio Grande, aos bispos do Regional Sul 3 e à província de Pelotas (RS), pela ternura durante o tempo juntos. Por fim, referiu-se à arquidiocese de Brasília, colocando-se ao seu serviço.

Trajetória

Dom Ricardo Hoepers tem especialização e mestrado em Bioética, mestrado em Educação e doutorado em Teologia Moral.

Em 2016, ele foi nomeado bispo de Rio Grande (RS). Em 2018, representou a CNBB numa audiência pública que debateu a descriminalização do aborto no Supremo Tribunal Federal (STF). Em 2019, na 57ª Assembleia Geral da CNBB, foi eleito em primeiro escrutínio para a presidência da Comissão para a Vida e a Família. No Regional Sul 3 da CNBB, articulou o Observatório Regional de Bioética.

À frente da Comissão para a Vida e Família, teve o mandato marcado pela oferta de diversos itinerários para as famílias, por meio da Comissão Nacional da Pastoral Familiar. Outro destaque é a reafirmação dos posicionamentos da Igreja na defesa da vida desde a concepção até o fim natural.

Dom Ricardo também faz parte da Equipe de Animação Nacional do Sínodo 2021-2024. Presidiu, neste quadriênio, a Comissão Especial de Bioética, articulando especialistas em iniciativas de formação e de embasamento para posições da Conferência na defesa, promoção e cuidado com a vida humana.

Fonte: Site da CNBB

Veja Também