Dom Ottorino se despede e Dom Helio Pereira dos Santos é nomeado Bispo de Serrinha

Dom Helio Pereira dos Santos é o novo Bispo da Diocese de Serrinha (BA). A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou, nesta quarta-feira, 3 de fevereiro, a decisão do Papa Francisco em acolher o pedido de renúncia apresentado por Dom Ottorino Assolari, por motivo de idade, e nomear Dom Helio Pereira dos Santos, atual bispo coadjutor, como novo bispo diocesano. A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil enviou agradecimento a Dom Ottorino e saudação a Dom Helio.

Novo Bispo Emérito

Dom Ottorino completou 75 anos no último sábado, 30 de janeiro. Ele é natural de Scanzorosciate, Bergamo, na Itália. Religioso da Congregação da Sagrada Família de Bergamo, fez sua profissão religiosa em 2 de outubro de 1969. Foi ordenado presbítero em 8 de setembro de 1973. Veio para o Brasil em 1990, como delegado da Congregação. Antes desse período, ainda na Itália, atuou como vice-reitor, superior local, mestre dos noviços, conselheiro geral, reitor de seminário menor e diretor de colégio.

Como delegado da Congregação da Sagrada Família para o Brasil, de 1990 a 1992 e de 1995 a 2003, iniciou a caminhada missionária no país. Dom Ottorino também foi encarregado para a formação em Itapevi (SP) em 1994 e 1995; superior local e mestre dos noviços em Peabiru, na diocese de Campo Mourão (PR) de 2004 a 2005; e pároco em Ivailândia (PR), de 2003 a 2005.

Nos primeiros meses do pontificado do Papa Bento XVI, foi nomeado o primeiro bispo da diocese de Serrinha, erigida a partir do desmembramento da arquidiocese de Feira de Santana e da diocese de Paulo Afonso.

A ordenação episcopal foi no dia 25 de novembro de 2005, em Campo Mourão (PR). No mês seguinte, em 18 de dezembro, tomou posse na diocese. Seu lema episcopal é “Christi Crux in cordibus nostris” (A cruz de Cristo em nossos corações).

Novo Bispo de Serrinha

Nascido na cidade Pão de Açúcar (AL), em 18 de novembro de 1967, dom Hélio Pereira dos Santos foi nomeado pelo Papa Francisco bispo auxiliar da arquidiocese de Salvador (BA). A ordenação episcopal ocorreu no dia 22 de julho daquele ano. Seu lema é “Ide e fazei meus discípulos”.

Entre os anos de 1990 e 1992, Dom Helio cursou Filosofia no Seminário Arquidiocesano de Maceió (AL). Os estudos de Teologia foram entre 1993 e 1996, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).

Dom Hélio é pós-graduado em História pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió (CESMAC) e também em Ensino de Língua Inglesa pela Universidade Cândido Mendes. Possui, ainda, Licenciatura em Letras pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL).

Ao longo do ministério presbiteral na diocese de Palmeira dos Índios (AL), dom Hélio atuou como reitor do Seminário São João Maria Vianney; capelão; coordenador de Pastoral; professor; pároco; chanceler da Cúria Diocesana de Palmeira dos Índios; vigário geral da diocese; e membro do Conselho Presbiteral e do Colégio dos Consultores.

Foi bispo auxiliar na arquidiocese de Salvador entre 6 de agosto de 2016 e dia 16 de outubro de 2020, quando foi transferido pelo Papa Francisco da sede titular de “Tiava” e do ofício de bispo auxiliar para o ofício de bispo coadjutor da diocese de Serrinha, da qual se torna bispo titular.

Fonte: Site da CNBB