Dom Marcony Vinícius é nomeado novo Arcebispo Militar do Brasil

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

A Santa Sé anunciou no sábado, 12 de março, a decisão do Papa Francisco em aceitar o pedido de renúncia apresentado por Dom Fernando José Monteiro Guimarães ao governo pastoral do Ordinariado Militar do Brasil, por motivo de idade. Foi nomeado como novo arcebispo ordinário militar o até então bispo auxiliar da Arquidiocese de Brasília (DF), Dom Marcony Vinícius Ferreira.

Novo Arcebispo

Dom Marcony Vinícius nasceu em Brasília a 3 de março de 1964. É filho de Francisco Canindé Ferreira e de Maria do Céu Barroso. Com a designação para o ministério episcopal, foi o primeiro bispo nascido no Distrito Federal.

O novo arcebispo do Ordinariado Militar estudou no Seminário Menor Bom Jesus, fez Filosofia e Teologia no Seminário Maior Nossa Senhora de Fátima, todos em Brasília. Em 8 de dezembro de 1987 foi ordenado diácono pelo Bispo Auxiliar de Brasília, Dom Geraldo Ávila. Foi ordenado sacerdote em 3 de dezembro de 1988, pelo arcebispo de Brasília, que à época era dom José Freire Falcão.

No decorrer do seu ministério sacerdotal, desempenhou inúmeros cargos: foi pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Sobradinho (1989-1993), e da Catedral Metropolitana de Brasília Nossa Senhora Aparecida (1996-2010); foi coordenador arquidiocesano de Pastoral; membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores; vigário episcopal para o Vicariato Centro (1996 a 2007) e vigário geral da arquidiocese de Brasília (2008 a 2011).

Foi também responsável pelo jornal litúrgico dominical Povo de Deus em duas ocasiões (1989-2003 e 2006-2011); Colaborou em grandes eventos sediados em Brasília: como na organização da visita do Papa São João Paulo II em 1991; e o XVI Congresso Eucarístico Nacional, em 2010, do qual foi responsável pelo Secretário Geral e coordenador da Equipe de Liturgia.

Formação

Dom Marcony tem pós-graduação em Liturgia pelo Instituto Teológico Pastoral da América Latina (ITEPAL), em Bogotá. Também se especializou em Teologia Litúrgica, frequentando o Pontifício Ateneu Santo Anselmo (1993-1996) e depois o Instituto de Teologia Litúrgica da Universidade Santa Cruz (2011-2012), em Roma.

Ministério episcopal

Foi nomeado bispo titular de Vertara e bispo auxiliar de Brasília pelo Papa Francisco em 19 de fevereiro de 2014, sendo ordenado em 12 de abril de 2014, na Catedral de Brasília, Cardeal José Freire Falcão. Os co-consagrantes foram o então arcebispo de Brasília, dom Sérgio da Rocha, e o arcebispo emérito de Aparecida (SP), cardeal Raymundo Damasceno Assis.

Atualmente, dom Marcony é o bispo referencial para a Pastoral Litúrgica no Regional Centro-Oeste da CNBB.

*Fontes: Sites da CNBB e da Canção Nova

Veja Também