Dom João Justino é reeleito presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Cultura e Educação da CNBB

0

O arcebispo de Montes Claros (MG), dom João Justino de Medeiros, foi reeleito nesta quinta-feira, 9 de maio, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Cultura e Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil para o quadriênio 2019-2023. A eleição ocorreu no sétimo dia da 57ª da Assembleia Geral da CNBB, que ocorre em Aparecida (SP).

Eleito no primeiro escrutínio, dom João Justino, alcançou a maioria absoluta requerida de votos para o cargo. “Agradeço a confiança dos senhores. Aceito o encargo do segundo mandato. Conto com a colaboração de todos. Vamos trabalhar juntos porque os desafios da educação aumentam a cada dia. É muito importante, o empenho de todos nós, lá nas bases apoiando as pastorais da educação, da cultura e universitária”, disse aos bispos.

O arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, parabenizou Dom João Justino, oriundo do clero de nossa Igreja Particular como Dom Walmor Oliveira de Azevedo. “Comunico, com alegria, que mais um juiz-forano foi eleito para os trabalhos na CNBB. Trata-se de Dom João Justino, que prosseguirá sua função de Presidente da Comissão para Educação e Cultura, sendo, portanto reeleito para mais 4 anos. A ele damos nosso abraço de parabéns e oferecemos nossas orações para o sucesso de suas tarefas. Deus o abençoe, caro Dom João Justino”.

Trabalho de Dom João Justino

Eleito pela primeira vez em 2015, durante a 54ª AG, dom João Justino desenvolveu trabalhos importantes na comissão que tem a missão de evangelizar no mundo da cultura e da educação no país e têm suas atividades baseadas em quatro âmbitos de atuação: os Setores da Educação, Cultura, Universidades, Ensino Religioso e o recém incorporado Bens Culturais.

Em cada um desses setores a principal atividade é a articulação. O empenho é de fazer crescer nas dioceses, de acordo com a decisão do bispo diocesano, as atividades evangelizadoras nos âmbitos de ação da Comissão.

Dom João assumiu definitivamente a Arquidiocese de Montes Claros (MG), 21 em novembro de 2018, após o Papa Francisco aceitar a renúncia ao governo pastoral da arquidiocese apresentado por dom José Alberto Moura, por motivo de idade.

Nascido em 22 de dezembro de 1966, dom João Justino é natural de Juiz de Fora (MG), onde foi ordenado sacerdote em 13 de dezembro de 1992. Foi nomeado bispo auxiliar de Belo Horizonte em 21 de dezembro de 2011, e recebeu a ordenação episcopal em 11 de fevereiro de 2012. Em 2017, foi nomeado por Francisco arcebispo coadjutor de Montes Claros (MG).

Atualmente, o prelado também preside a Comissão Episcopal para a Educação do Regional Leste 2 da CNBB e, desde março de 2016, é membro da Comissão de Cultura e Educação do Setor Universidades do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam), tornando-se responsável pelas pastorais de Educação e Cultura no Cone Sul.

Outras comissões episcopais também conhecem novos presidentes

Também na manhã desta quinta-feira (9), Dom Ricardo Hoepers foi eleito, em primeiro escrutínio por maioria absoluta dos votos, como presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família. Bispo de Rio Grande (RS), dom Ricardo recebeu a Ordenação Episcopal pelas mãos do Arcebispo de Curitiba, dom José Antonio Peruzzo, no dia 14 de maio de 2016.

Já Dom Nelson Francelino, bispo de Valença (RJ), foi eleito para a presidência da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude para o próximo quadriênio. “Em continuidade com a história desta comissão, inicialmente presidida por dom Eduardo, com o desafio de implementar o ‘Projeto Ide’ e o Sínodo da Juventude, eu me sinto honrado com a escolha dos bispos. Eu digo sim”, expressou ao aceitar o desafio.

A última Comissão Episcopal a conhecer seu presidente foi a para a Comunicação. Dom Joaquim Giovani Mol, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte (MG), foi o eleito para o próximo quadriênio. “Meu lema episcopal é Deus é amor. Então, porque Deus é amor eu aceito”, disse ao aceitar presidir a comissão.

*Fonte: Site da CNBB

Conteúdo Relacionado
X