Dom Giovanni d’Aniello é nomeado Núncio Apostólico na Rússia

0

O Papa Francisco nomeou, nesta segunda-feira, 1º de junho, Dom Giovanni d’Aniello, atual Núncio Apostólico no Brasil, para exercer o mesmo ofício na Federação Russa. O arcebispo italiano substituirá Dom Celestino Migliore, que foi transferido para Paris.

Dom Giovanni tem 65 anos e exerce a função de representante do Papa e da Santa Sé no Brasil desde 10 de fevereiro de 2012. Antes, ele foi Núncio Apostólico na República Democrática do Congo, de 2001 a 2010, quando foi nomeado Representante da Santa Sé na Tailândia e Camboja.

D’Aniello nasceu em Aversa (Caserta, Itália), em 5 de janeiro de 1955; foi ordenado sacerdote dia 8 de janeiro de 1978 e nomeado Bispo em 6 de janeiro de 2002; é Doutor em Direito Canônico e fala cinco línguas: italiano, inglês, francês, português e espanhol. Dom Giovanni começou a prestar Serviço Diplomático no dia 1º de junho de 1983, atuando no Burundi, Tailândia, Líbano, Brasil e no Setor para as Relações com os Estados da Secretaria de Estado, no Vaticano.

Mensagem de Dom Gil

Ao tomar conhecimento da transferência de Dom Giovanni, o Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, enviou a ele uma mensagem:

Prezado Sr. Núncio,

Dom Giovanni,

Sua transferência nos traz tristeza, por vê-lo partir, pois sua atuação foi de grande valor, sua proximidade sincera e alegre trouxe para todos nós segurança e paz. São forças que vêm não só de seus dotes pessoais, mas também de sua união forte com Deus, visível em sua atitude orante.

Sua transferência se dá em Pentecostes e na festa de Maria Mãe da Igreja. Por isso, não há dúvida que é obra de Deus em favor de Seu Povo. Vá tranquilo e feliz. Deus está no comando. Lembre-se sempre de nós em suas orações, pois nunca o esqueceremos nas nossas.

Fraterno abraço.

Dom Gil Antônio Moreira
Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora

*Com informações de Vatican News e do site “O São Paulo”

Conteúdo Relacionado
X