Dom Gil se reúne lideranças da Congregação do Santíssimo Sacramento

Na tarde da última quinta-feira, dia 22 de abril, o Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, recebeu lideranças da Congregação do Santíssimo Sacramento para uma reunião sobre o futuro dos trabalhos da congregação na Arquidiocese de Juiz de Fora.

Em Juiz de Fora, as Servas do Santíssimo Sacramento estão presentes atuando no Cenáculo São João Evangelista. A congregação possui também um ramo masculino, os Padres Sacramentinos e está iniciando um caminho de discernimento sobre a possibilidade virem para esta cidade.

O Padre Marcelo Carlos Silva, SSS, Provincial dos Sacramentinos, contou o motivo do encontro. “Iniciamos aqui hoje essa pauta de diálogos. A expectativa era, primeiramente, nos apresentarmos a Dom Gil formalmente, pedir a benção e começarmos os trabalhos, as tramitações de passarmos a ter uma comunidade de missão aqui na Arquidiocese”.

Na reunião estiveram presentes os Membros do Conselho Provincial da Província Nossa Senhora de Guadalupe, Pe. José Elissandro Santos de Santana, SSS, Secretario Provincial, Pe. Jackson Frota, SSS, além do Pe. Marcelo Silva, e as Irmãs Udesira Mata, Provincial das Servas do Santíssimo Sacramento e Abgair Moreira, responsável pelo Cenáculo.

Irmã Udesira, explicou que o trabalho ainda é iniciante, mas será importante para a missão. “Vamos começar uma experiência de parceria no cenáculo, onde nossas irmãs já estão presentes há mais de 70 anos. Como as irmãs tem poucas vocações femininas, eles têm mais masculinas, estamos fazendo uma parceria (na congregação) para fortalecer a missão. É um primeiro passo que estamos dando e viemos aqui pedir a benção de Dom Gil para começar esse trabalho ao longo deste ano”.

Da esquerda pra direita: Pe. Elissandro, Pe. Marcelo Silva, Dom Gil, Pe. Jackson Frota, Irmã Abgair e Irmã Udesira.

A reunião deixou o Arcebispo com o coração alegre.  Segundo ele, os sacramentinos vieram propor uma revitalização do trabalho do cenáculo São João Evangelista com participação dos padres da congregação. “Estou com muita esperança neste trabalho, porque o Cenáculo é um centro forte de mística e espiritualidade, sobretudo eucarística. Ali o Santíssimo é exposto o dia todo, estou propondo que se estenda até altas horas da noite; inclusive, para atender os universitários, então penso que vai ser algo excelente”.

Veja Também