Dom Gil se reúne com diversos padres nessa segunda-feira

Na tarde desta segunda-feira (20) o arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, e os padres que acompanham os seminaristas nas diversas pastorais da arquidiocese estiveram no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio para uma reunião. O objetivo do encontro é avaliar o desempenho dos seminaristas nas paróquias que eles realizam atividades aos finais de semana.

A reunião é constituída de oração, partilha e momento avaliativo. Segundo o padre José Anchieta, responsável pelo acompanhamento dos padres da pastoral dos seminaristas,   “cada padre vai dizer como anda o seminarista, passar umas informações do que precisa ser trabalhado. É uma troca de experiência também, porque cada um diz o que acontece e ali é uma partilha, partilha esta que ajuda a enriquecer muito a vida pastoral dos seminaristas.”

Os padres presentes na reunião têm papel de formadores, já que participam também da jornada formativa dos seminaristas. Segundo o arcebispo, atualmente são 34 seminaristas no seminário, de filosofia e teologia, e praticamente todos vão para paróquias trabalhar na pastoral, e explica a importância de tais práticas: “isso é uma ajuda para o padre, mas muito mais um momento de formação para eles mesmos que com o contato com o povo, com os sacerdotes, com a vida da igreja, eles também vão se preparando para no futuro serem bons administradores ou vigários paroquiais. Fazemos essa reunião para que a gente possa fazer rever o trabalho de cada seminarista, incentivá-los ou ajuda-los.

A atuação dos seminaristas e uma espécie de estágio. Nos finais de semana eles vão para uma paróquia, moram com o padre daquela paróquia, acompanhando algumas pastorais. Estando diretamente ligados ao povo de Deus e a experiência já se inicia.

Ao longo do ano há mais alguns momentos de avaliações, porém a próxima reunião oficial dessa comissão será em outubro.