Dom Gil recebe visita de cortesia do Presidente da Câmara Municipal de Juiz de Fora

Na manhã dessa quinta-feira, 9 de fevereiro, o Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, recebeu, no Lar Sacerdotal Mater Christi, o Presidente da Câmara Municipal de Juiz de Fora, Zé Márcio Garotinho. O encontro foi um pedido do vereador, empossado no cargo no último dia 2 de janeiro.

A visita de cortesia, segundo o parlamentar, teve o objetivo de ampliar os laços amistosos entre o Poder Legislativo e a Arquidiocese. “A Câmara representa a população de Juiz de Fora, então para nós é muito importante esse encontro com Dom Gil”, afirmou. Garotinho, que é muito atuante na Paróquia Santa Rita de Cássia, do Bairro Bonfim, falou ainda da presença de católicos nos espaços de decisão. “Nós precisamos sempre buscar eleger representantes que estejam comungando com nossos princípios, com nossas atividades.”

Dom Gil Antônio Moreira também falou da importância da boa relação entre Igreja e Poder Público e presenteou Zé Márcio com o Documento Sinodal lançado no dia 4 de fevereiro. “Além dessa visita de cortesia, nós dialogamos também a respeito do próprio planejamento pastoral da Arquidiocese. Para nós é muito bom que ele tenha pedido esse documento, porque é o inspirador de toda a vida da Igreja em Juiz de Fora durante os próximos anos. Então, ajuda também nessa relação o conhecimento daquilo que a Igreja pretende no campo pastoral, que envolve a população.”

Durante o encontro, ficou definida a data em que o Arcebispo de Juiz de Fora irá à Câmara Municipal para a tradicional explanação sobre a Campanha da Fraternidade: 22 de março, às 17h30. “Desde que eu estou aqui, há 14 anos, todos os anos eu tenho ido à Câmara para falar da Campanha da Fraternidade, a não ser no tempo da pandemia. Ela é uma instituição da Igreja de grande importância e trata não de assuntos religiosos propriamente, mas de assuntos sociais. A solução [para esses problemas sociais] não vem da Igreja, vem muitas vezes do Poder Público.” Em 2023, a Campanha da Fraternidade tem como tema “Fraternidade e fome” e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16).

Também participaram da reunião o Ecônomo da Cúria Metropolitana, Padre Liomar Rezende de Moraes, e a Gestora de Patrimônio, Raquel Cristina de Souza Tostes.

Veja Também