Dom Gil recebe Medalha Presidente Tancredo Neves em São João del-Rei (MG)

*Foto: Facebook do Vereador Igor Sandim

No dia 19 de abril, o Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, recebeu na Câmara Municipal de São João del-Rei (MG) a Medalha Presidente Tancredo de Almeida Neves. Essa honraria tem como objetivo homenagear pessoas que trabalharam e se destacaram nos diversos setores da sociedade em prol do bem-comum.

“Alegro-me muito de receber a honrosa homenagem da Medalha Presidente Tancredo Neves, medalha que leva este nome tão importante para o Brasil, de um político conciliador, que tinha como ideal a fraternidade, a paz, o diálogo. São valores religiosos que Tancredo teve por ter nascido na cidade de São João del-Rei, por ter sido educado numa família católica, participar da venerável Ordem Terceira de São Francisco, por ter sido aqui coroinha. Portanto, foi na Igreja que ele aprendeu a ser político, e ser político semeando esses valores que são os valores do evangelho. Quero oferecer esta medalha a quem de fato a merece, que é a Igreja, e a Igreja presente nesta cidade de São João del-Rei”, afirmou Dom Gil em entrevista à WebTV “A Voz Católica”.

*Dom Gil (ao centro) acompanhado do vereador são-joanense (à esquerda) e de Mons. Geraldo (à direita)

A homenagem foi proposta pelo vereador Igor Sandim Gonzaga e aprovada pelos demais vereadores por unanimidade. “Essa honraria é concedida às pessoas que realmente trabalham por São João del-Rei, por Minas Gerais e pelo nosso Brasil. Eu tive a honra de poder agraciar Dom Gil, pessoa muito participativa dentro de São João del-Rei e de Minas Gerais”, apontou Igor Sandim.

A cerimônia de entrega das medalhas contou com a presença do Bispo de São João del-Rei, Dom José Eudes Campos do Nascimento, do Bispo Emérito, Dom Waldemar Chaves de Araujo, e do Vigário Geral, Monsenhor Geraldo Magela da Silva. Em entrevista, este revelou a alegria de presenciar a homenagem ao Metropolita da Província Eclesiástica – à qual pertence a diocese são-joanense. “Dom Gil é um grande amigo da nossa terra, está muito atento àquilo que se passa aqui como pastor, porque como arcebispo, de alguma forma, ele acompanha as dioceses sufragâneas. Mas para além da sua missão como Arcebispo, Dom Gil é admirador das nossas tradições, da nossa religiosidade, então sempre se faz presente aqui conosco.”

Monsenhor Geraldo também deu um testemunho da postura de caridade do Arcebispo de Juiz de Fora para com Dom Célio de Oliveira Goulart na época de sua enfermidade. “Dom Gil foi de fato um pai, fez o que pôde para ajudar Dom Célio naquela oportunidade, acolhendo-o na sua casa em Juiz de Fora, estando presente também aqui em São João del-Rei. Então, só posso parabenizar Dom Gil por essa homenagem muito merecida e rezar para que ele continue firme no seu pastoreio, firme no seu entusiasmo pela causa do evangelho”, finalizou.

Veja Também