Dom Gil recebe jornalistas em coletiva de imprensa sobre Campanha da Fraternidade 2014

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Na tarde desta sexta-feira (28), o arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, recebeu jornalistas de diversos meios de comunicação de Juiz de Fora em uma coletiva de imprensa sobre a Campanha da Fraternidade 2014 (CF2014). O coordenador da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Juiz de Fora, Pe. Antônio Camilo de Paiva, também esteve presente.

Durante a coletiva, Dom Gil explicou que a Campanha da Fraternidade é realizada todos os anos durante a Quaresma e que tem o objetivo de refletir sobre problemas que a sociedade enfrenta. Este ano, em sua 51ª edição, a Campanha será regida pelo tema ”Fraternidade e Tráfico Humano” e lema “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5,1).

O arcebispo pontuou as quatro modalidades de tráfico humano que serão abordadas pela CF 2014: o tráfico para a exploração do trabalho, para a exploração sexual, para a extração de órgãos e de crianças e adolescentes. Segundo Dom Gil, a Quaresma é o tempo ideal para a mudança de aspectos negativos da sociedade. “O problema levantado ajuda-nos a viver a Quaresma procurando uma conversão pessoal e social. Este é o tempo de conversão, de vencer o mal e praticar o bem”, afirma.

De acordo com Pe. Camilo, a Igreja Católica chama a atenção para o tema e aposta no trabalho dos meios de comunicação social, chamados por ele de “profetas modernos”, para denunciar a situação. O coordenador da Pascom também reflete sobre o lema da CF 2014. “O maior presente que Deus pode dar ao homem é a liberdade. No entanto, o tráfico humano cria situações de aprisionamento, e não só daquele que está suscetível ao poder do escravizador. Quem está dominando também é preso na imoralidade, falta de ética e pecado. O dominador é escravo da sua própria maldade”.

A abertura oficial da Campanha da Fraternidade na Arquidiocese de Juiz de Fora será no dia 5 de março, Quarta-feira de Cinzas, às 19h, em celebração presidida por Dom Gil na Catedral Metropolitana.

 

Veja Também