O dia 1º de agosto foi especial para as paróquias de Santana do Deserto e de Chiador, elas se tornaram oficialmente Paróquias-Irmãs, serão conduzidas pelos Padres Kayo Cerqueira de Paiva e Jorge Luis Duarte, de forma a caminharem juntas.
Na manhã do último domingo, o Padre Kayo foi apresentado como Vigário da Paróquia Santa Ana, em Santana do Deserto. Em celebração presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, ele foi acolhido pela comunidade e por Padre Jorge, à frente da paróquia desde 2019.
Em entrevista, o pároco de Santa Ana falou da alegria de receber o sacerdote e comentou sobre o projeto “Igrejas-Irmãs”. “Grande projeto da nossa Arquidiocese, lembrando o nosso sínodo, que nos pede essa unidade, essa igreja que vai se fortificando de uma forma diferente: com paróquias-irmãs. Vamos fazendo o chamado da nossa Igreja”.
O Arcebispo destacou a importância do gesto de sinodalidade. “É um momento sinodal, dado que as duas paróquias se tornam paróquias irmãs. Os dois padres, como irmãos, trabalharão servindo a Paróquia Santa Ana e a Paróquia Santo Antônio. Portanto, é uma alegria para nós podermos oferecer mais uma força espiritual para as cidades e as paróquias”.
Padre Kayo falou sobre suas expectativas com a nova missão. “Hoje é um dia muito feliz na minha caminhada ministerial. Colaborar com o padre Jorge e, juntos, chegarmos até as pessoas levando o nome de Jesus. Pedimos as suas orações para realizar esse trabalho confiado a nós por Deus através de nosso Arcebispo”.
No final da tarde, em Chiador, ocorreu a Posse do Padre Kayo e a apresentação do Padre Jorge na Paróquia Santo Antônio, com Santa Missa presidida por Dom Gil. Na ocasião, o Arcebispo agradeceu os sacerdotes que trabalharam no local anteriormente, Padres Liomar Rezende de Moraes e Sebastião Cândido de Carvalho pela dedicação, e abençoou os novos administradores. “Ao Padre Kayo e Padre Jorge, infinitas bênçãos para solucionar os problemas desta paróquia, sejam pastorais ou administrativos. Deus abençoe os novos padres e essa comunidade tão querida”.
Dom Gil também recordou que o mês vocacional, iniciado neste primeiro dia de agosto, e o dia do padre, comemorado no próximo dia 4, dia de São José Maria Vianey, e pediu as orações do povo. “Nós celebramos a semana do Padre. Também quero parabenizar os meus padres, são todos muito bons e dedicados, e pedir a todos que rezemos pelas vocações sacerdotais”.
Dentro do rito de posse, Pe. Kayo fez a renovação das promessas sacerdotais, a profissão de fé e o juramente de fidelidade. Em seguida, recebeu alguns símbolos que lembram a missão do pároco.
Ao final da Santa Missa, em meio a acolhida da comunidade paroquial acolheu, o novo administrador paroquial agradeceu a todos e convidou todos para caminharem juntos. Com muita mansidão e humildade me coloco entre vocês, posso dizer nós colocarmos, como aqueles que primeiro servem, a exemplo de nosso Senhor. Abrimos as portas de nossas vidas, de nossas essências. Podem entrar por favor, fiquem à vontade”.
Ele explicou ainda que no dia da missa de posse, os padres não se apossam das coisas, nem das pessoas, mas ao contrário. O povo que toma posse do ministério dos padres. E reforçou: “estamos juntos nesta missão”.
Estiveram presentes na celebração alguns padres de nossa Arquidiocese, entre eles o Padre Liomar, que se despediu da comunidade local. Quem também deixa a Paróquia Santo Antônio é o Padre Sebastião Cândido. No próximo final de semana ele será empossado na Paróquia Nossa Senhora das Dores, no distrito de Dores do Paraibuna. A missa de posse será dia 7 de agosto, às 19h.