Dom Gil preside missa em lembrança ao 30º aniversário de dedicação da Catedral

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

*Fonte: Site da Catedral Metropolitana

No dia 12 de junho a Catedral celebrou 30 anos da sua Dedicação. A data foi marcada por uma missa especial presidida pelo arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, concelebrada pelo pároco da Catedral, Monsenhor Luiz Carlos de Paula, e pelo vigário, Padre Danilo Celso.

Em sua homilia, Dom Gil explicou o significado da Dedicação. “Todas as igrejas são abençoadas, mas as catedrais e santuários são dedicados”. O arcebispo lembrou, também, que o que representa a Dedicação da Catedral são as quatro cruzes em mármore com as velas: duas na porta de entrada, e duas próximas ao altar. Cada cruz simboliza um dos evangelistas e possui uma vela na sua parte superior.

“Somos nós que construímos a Casa de Deus com os nossos corações, por isso, todos nós somos tijolos dessa construção”, disse Dom Gil. Sobre o Ano Nacional do Laicato, o arcebispo disse que “devemos ser como o sal, para dar gosto para as pessoas com as quais convivemos e luz, porque Cristo é a nossa luz e, sendo assim, devemos refletir a santidade de Deus para os outros”.

Dom Gil também falou a respeito da restauração da pintura interna da Catedral, que já está numa fase bem avançada de execução. “A beleza nos coloca plenamente na presença de Deus, e, tudo isso, é para que Ele seja louvado. A comunidade reservou um lugar especial que nos leva à oração, para que estejamos mais próximos de Deus”.

Outras informações:
Catedral Metropolitana: (32) 3250-0700
Assessoria de Comunicação Arquidiocese de Juiz de Fora: (32) 3229-5450

Veja Também