Dom Gil preside Missa de Natal na Obra dos Pequeninos de Jesus

0

Na manhã da última segunda-feira, 18 de dezembro, o arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, presidiu a Missa de Natal na Fundação Maria Mãe, mantenedora da Obra dos Pequeninos de Jesus. O Padre Erélis Camilo Resende de Paiva concelebrou e os diáconos Adelmo Resende Carvalho e Waldeci Rodrigues da Silva auxiliaram o arcebispo.

A celebração contou com a presença da diretoria da instituição, assim como de funcionários, voluntários e de dezenas de pessoas em situação de rua. Os Arautos do Evangelho ficaram responsáveis pelas músicas, em sua maioria com temas natalinos, e, ao final, fizeram um pequeno concerto em homenagem aos pequeninos.

Durante sua homilia, Dom Gil afirmou que a proximidade do Natal enche o coração de alegria e explicou o significado de se celebrar o nascimento de Jesus. “A gente diz que Ele vai chegar de uma maneira especial, porque Ele já chegou. Ele já está no meio de nós, continua no nosso meio. Mas cada vez que a gente se lembra d’Ele, Ele chega mais perto. Mas do que adianta fazer festa lá fora se o coração está longe de Deus? O coração tem que estar perto de Deus. A gente tem que preparar o coração para que Jesus nasça aí dentro, preparar um lugarzinho para Ele”.

O arcebispo ainda destacou as condições do primeiro Natal da história. “Jesus nasceu na pobreza, nasceu em Belém de Judá, numa gruta, para mostrar que o coração do pobre pode ser o coração de Deus. Todos nós somos convidados a ter um coração de pobre, uma manjedoura no coração para que Jesus nasça outra vez”.

Antes da bênção final, a presidente da Fundação Maria Mãe, Vanessa Farnezi, falou sobre o difícil ano pelo qual a obra passou e fez uma retrospectiva. “Tem muita gente, graças a Deus, ajudando os moradores de rua em Juiz de Fora, mas o propósito da Fundação Maria Mãe é maior do que simplesmente saciar o momento de vocês de fome. Então, durante este ano, nós desenvolvemos alguns cursos, porque a gente quer ensiná-los a pescar. A gente não está aqui só para dar comida e pão, a gente quer muito mais para vocês. A nossa satisfação é saber que estamos fazendo a diferença na vida de cada um”.

Depois da missa, todos foram convidados a tomar um café da manhã especial, com pão com linguiça e pão de queijo. Desde o último dia 10, a Obra dos Pequeninos de Jesus está oferecendo uma alimentação diferenciada aos atendidos em lembrança ao Natal. O encerramento será nesta quarta-feira (19), quando haverá um almoço especial: chester assado, arroz e farofa. Na ocasião, serão entregues aos moradores de rua os pares de chinelos arrecadados durante campanha natalina. Foram mais de 200 pares doados.

Conteúdo Relacionado
X