Dom Gil preside missa de formatura do curso de Teologia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Na noite da última quarta-feira, 28 de novembro, o arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, presidiu a missa de formatura do curso de Teologia do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio. O momento foi concelebrado por padres formadores da instituição e contou, ainda, com a presença do bispo diocesano de Valença (RJ), Dom Nelson Francelino Ferreira. Amigos e familiares também estiveram presentes para prestigiar os formandos.

O Coordenador do curso de Teologia, Pe. Tarcísio Marcelino Ferreira Monay, falou sobre a importância da formação. “Hoje se encerra uma etapa para as pessoas que estão concluindo o curso de Teologia. É um momento muito importante, porque, espiritualmente, marcamos uma fase na vida desses alunos. A formação é fundamental, não só para os seminaristas que estão se preparando para o sacerdócio, mas também para os leigos que exercem algum trabalho na sua comunidade”.

O Reitor do Seminário, Pe. Roberto José da Silva, demonstrou sua satisfação em ver mais uma turma concluindo o curso. “É uma alegria muito grande para nós, porque esta casa forma não só pastores, mas há muitos anos também se dedica à formação de leigos. Hoje estamos formando alunos das dioceses de Leopoldina, São João del-Rei, Valença e do nosso Seminário Santo Antônio. Inclusive, uma das formandas é evangélica, já que nosso curso também é aberto a outras confissões religiosas”.

Segundo Dom Nelson, a Igreja só tem a ganhar quando forma novos colaboradores. “É uma alegria muito grande para as dioceses ver os seus formandos, depois de um longo processo que envolve a dedicação de tantas pessoas, como professores, formadores e também padres. A formação em Teologia é muito benéfica para a Igreja, não só particular, mas também de todo o Brasil, que tem cada vez mais jovens teólogos que possam se comprometer com essa ‘Igreja em saída’, seja como sacerdote ou leigo”.

Dom Gil ressaltou que a formatura é um momento de festa e agradecimento. “Estamos muito felizes por celebrar a conclusão de mais uma turma do curso de Teologia no nosso Seminário Santo Antônio. A Eucaristia de hoje foi de ação de graças, louvores e pedido a Deus que estes novos teólogos possam colaborar com o crescimento da Igreja. Nosso Seminário é muito feliz por formar novas turmas a cada ano, seja em Teologia ou Filosofia, contribuindo, assim, com a missão da Igreja de anunciar o Senhor e celebrar os grandes mistérios de Cristo”.

Após a celebração, houve a solenidade simbólica de colação de grau, realizada no auditório do Seminário. Em seguida, todos participaram de um jantar de confraternização.

*Colaboração: Leandro Novaes

Veja Também