Dom Gil preside Missa das Famílias das Escolas Católicas

*Missa das Escolas Católicas realizada em 2019. Foto retirada do Facebook do Colégio Católico Comunidade Resgate
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

No próximo domingo, 23 de agosto, às 10h, a Catedral Metropolitana sediará a Missa das Famílias das Escolas Católicas. A celebração, realizada anualmente durante o Mês Vocacional, será presidida pelo Arcebispo de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, e acompanhada on-line pelos funcionários, pais e alunos dos 11 colégios.

A participação à distância na Eucaristia, que tradicionalmente enche a Catedral, marcará um momento diferente para as instituições de ensino: a realização de aulas remotas, utilizando plataformas digitais para chegar aos estudantes. “Foi um tempo de uma grande novidade para todas as escolas, que tiveram que se adaptar rapidamente. Grande parte já tinha essa plataforma, mas normalmente não utilizava de uma maneira total”, relata o membro da Pastoral da Educação Arquidiocesana e diretor do Colégio Católico Comunidade Resgate, Daniel Ribeiro.

Ele conta que, na escola que dirige, os professores passaram por um curso sobre como fazer aulas à distância e gravar vídeos. “Nós estamos usando plataformas como Google Meet e Zoom para poder fazer aulas ao vivo. Essas aulas também são gravadas e disponibilizadas para os alunos assistirem depois, porque nem todas as famílias têm as condições de assistir nos mesmos horários em que se dava a aula presencial, já que a rotina em casa mudou para todo mundo”.

Daniel também comenta a importância da espiritualidade neste período difícil. “Nós temos feito reuniões com a diretoria, com a coordenação pedagógica, com os próprios pais – reuniões de pais e mestres. Desta forma, a gente trabalha a organização pedagógica e também temas de espiritualidade, que é o centro da vida de todo cristão. Mesmo que seja de maneira remota, a espiritualidade da escola católica persiste, porque faz parte da sua própria essência”.

A Missa das Famílias das Escolas Católicas pode ser acompanhada pelo Facebook da Catedral, pelo YouTube da WebTV “A Voz Católica” e pela Rádio Catedral FM 102,3.

Veja Também