Dom Gil preside encerramento da festa de Santa Filomena

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Na noite da última terça-feira (10), a Comunidade Santa Filomena, do bairro Quinta das Avenidas, em Juiz de Fora, recebeu o Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, para a celebração de encerramento da festividade da padroeira.

Com a igreja repleta de fiéis, dentro do limite estabelecido pela prefeitura da cidade, a Santa Missa foi concelebrada pelos padres da Congregação dos Filhos da Sagrada Família responsáveis pela paróquia Santa Cruz, Padres Edimilson Luiz Ribeiro, SF e Renato Ferreira da Silva, SF. O pároco local, Pe. Edimilson, falou sobre a devoção. “É uma alegria para todos nós, principalmente por estarmos retornando a esse momento tão importante para essa comunidade. A história dela é muito bonita, impulsiona a nós, devotos, a seguir o próprio Cristo, a doar também a nossa vida”.

Na homilia, Dom Gil agradeceu o exemplo dos santos, recordando também a memória de São Lourenço, padroeiro dos Diáconos, celebrado neste mesmo dia. Ele falou sobre a história dos santos mártires do dia e explicou que os milagres não são feitos pelos santos, mas, sim, por intermédio deles.

Além disso, o pastor deu testemunho de um milagre recebido em sua família, através da intercessão de Santa Filomena e recordou as graças recebidas do mesmo modo pelo Papa IX e por São João Maria Vianney.

“Vamos invocá-los para que desperte em nós, sobretudo, o amor aos pobres e a paciência com os sofrimentos. Agradeçamos ao Nosso Senhor pelos santos do século IV, que estão vivos com seu exemplo e com sua força para cada um de nós”, concluiu Dom Gil.

Antes do final da Eucaristia, houve o momento de oração a Santa Filomena, agradecimentos e sorteios de brindes. Uma das paroquianas presentes, sorteada da noite, falou sobre sua devoção. “Frequento aqui desde o início da construção. Minha devoção vem de muito tempo, mas, depois que conheci melhor a beleza da história dela, eu fiquei encantada. Eu sou devota pela vida maravilhosa dela e por tantos casos de milagres que ela realizou para nós. Esse ano, eu pedi a ela três graças e os três dias [do tríduo], eu fui sorteada para receber os presentinhos aqui”, contou Trindade de Lima.

Segundo outro paroquiano, Ionivaldo Almeida, o resultado da festividade foi bastante positivo. “A festa foi um sucesso. Tivemos a presença do Dom Gil e do Padre João Paulo, na noite de ontem. O padre João Paulo é muito devoto de Santa Filomena, [ele] irradiou a nossa comunidade com sua devoção. Estamos muito felizes” contou ele.

Confira mais fotos da celebração em nosso Facebook ou em nossa galeria.

Veja Também