Na próxima semana, o arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, marcará presença no 3º Seminário Igreja e Bens Culturais – Evangelização e Preservação. O evento é promovido pelo Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio da Comissão de Bens Culturais da Igreja, em parceria com a Faculdade Arquidiocesana de Mariana – Dom Luciano Mendes de Almeida (FAM). O encontro será realizado entre os dias 20 e 23 de outubro, em Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto/MG.
O seminário tem como objetivo motivar (arqui)dioceses e paróquias para os cuidados e regulamentação da salvaguarda, manutenção e preservação do patrimônio cultural, artístico, histórico e religioso da Igreja. Durante o evento serão ministradas palestras, estudos e exposições com os temas: Introdução ao estudo da arte sacra, Práticas de conservação e Legislação civil e canônica.
Dom Gil, que é o bispo responsável pela Comissão de Bens Culturais da Igreja no Regional Leste 2, destaca a importância do encontro, visto que a Igreja conserva grande volume de bens culturais materiais – edificações, imaginária, esculturas, pinturas – e imateriais – música sacra, sermões, toques de sinos. “A Igreja procura orientar as novas produções de arte sacra para que o critério religioso, litúrgico, seja preservado. Eis a importância do Seminário: estudar e aprofundar pesquisas sobre como realizar essas tarefas de alta significação social, histórica e artística”.
O 3º Seminário Igreja e Bens Culturais é destinado a (arce)bispos, padres, religiosos(as), arquitetos, arquivistas, bibliotecários, restauradores, pesquisadores, estudantes e pessoas interessadas na salvaguarda, manutenção e preservação de bens culturais e arte sacra.
Outras informações:
Secretaria da Faculdade Arquidiocesana de Mariana – Dom Luciano Mendes de Almeida (FAM): (31) 3558-1439
Assessoria de Comunicação Arquidiocese de Juiz de Fora: (32) 3229-5450