Dom Gil participa das festividades em honra a Nossa Senhora do Rosário

0

No último domingo (6) a Igreja Nossa Senhora do Rosário, do bairro Granbery, recebeu o arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira para celebrar mais um dia da festividade da padroeira.

No último dia de tríduo, a missa da manhã foi presidida por Dom Gil e concelebrada pelo pároco da Igreja e contou com a presença do Coral Arquidiocesano Benedictus. “Integrando e adiantando a festa de Nossa Senhora do Rosário, levamos a Deus nossos louvores por aquela que foi a primeira discípula e primeira missionária”, contou o pastor.

Segundo o pároco do local, Padre Marcelo de Souza Magalhães, a preparação começou cedo, “já tem mais de um mês, com reuniões, devoções, sobretudo a oração do terço. Nossa Senhora do Rosário nos traz a um grande momento: a contemplação dos mistérios da nossa salvação”.

Na homilia, Dom Gil falou também da importância de Maria e de sua fé, tema central do 27º Domingo do Tempo Comum, a fé. “Nossa confiança em Deus tem que ver inabalável, ilimitada, nossa fé é essa confiança em Deus, afirmou o arcebispo”. Falou ainda dos frutos produzidos, os efeitos da fé: o amor – amar o próximo; a humildade e a missionaridade – estar a serviço.

Além disso, foi lembrada a história da aparição de Nossa Senhora, em 7 de outubro de 1571. “A fé cristã estava ameaçada de morte pelos muçulmanos otomanos, que queriam invadir a Europa, acabar com o cristianismo, foi preciso organizar pequena tropa de vários países católicos para impedir a entrada”, descreveu Dom Gil. O papa Pio V convocando-os, pediu que todos os soldados, antes de ir para a batalha, se confessassem, recebesses a sagrada comunhão e levassem consigo o terço. Tendo assim feito a batalha de Lepanto foi vencida pelos cristãos.

“Como o tema da missa de hoje é a fé nada melhor que apresentá-la (Maria) como modelo de fé. Ela é para nós a forma da fé, o seu exemplo de entregar-se como serva, serva inútil, como diz o Evangelho, essa disposição de servir é o maior ensinamento de fé que Maria nos dá”, explicou Dom Gil em entrevista.

Ao final da celebração, foi recordado o Sínodo para a Amazônia, que teve sua abertura daquele dia, e todos foram convidados a rezarem por ele, além do 2º Sínodo Arquidiocesano que terá sua abertura litúrgica no dia 27 de outubro, às 15h, na Catedral Metropolitana.

Padre Marcelo Magalhães agradeceu a todos, por seus trabalhos, participações e colaborações na festa da paróquia, em especial ao arcebispo, que tradicionalmente visita a comunidade nesta época do ano. Após a missa, os fiéis foram participar de um almoço nas dependências da igreja.

Conteúdo Relacionado
X