Dom Gil nomeia novo responsável pela Catedral Metropolitana de Juiz de Fora

*Foto: G1 Zona da Mata

Na tarde desse domingo, 14 de julho, o arcebispo de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, divulgou o nome do próximo administrador da Catedral Metropolitana. O Padre José de Anchieta Moura Lima, atual responsável pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Benfica, substituirá Monsenhor Luiz Carlos de Paula, que foi o pároco da principal igreja da cidade nos últimos cinco anos.

*Padre José de Anchieta é pároco de Benfica desde 2015.

A posse está prevista para 11 de agosto, às 10h. O vigário geral da Arquidiocese, que será empossado reitor do Seminário Santo Antônio nesta segunda-feira (15), permanece trabalhando na Catedral de Santo Antônio, mas como vigário paroquial.

Outra mudança feita por Dom Gil foi a transferência do Padre Luiz Eduardo de Ávila para a paróquia de Benfica, onde será administrador. O sacerdote será auxiliado pelo Padre Elílio de Faria Matos Júnior, que estava afastado por motivo de saúde e também retornará às atividades de professor do Seminário Maior.

No decreto de nomeação, o arcebispo metropolitano ainda indica o Padre Geraldo Dondici Vieira como o novo Vigário Episcopal para a Caridade. Além disso, o pároco da Paróquia São Mateus retorna ao Seminário Arquidiocesano, desta vez como Diretor Espiritual Geral.

Confira, abaixo, o decreto de Dom Gil:

Decreto de Nomeação

Dom Gil Antônio Moreira, Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, usando das atribuições que lhe são próprias e que lhe confere o Direito Canônico, faz as seguintes nomeações e as comunica ao Reverendo Clero secular e regular, às religiosas, aos religiosos, e a todos os leigos e leigas:

1) Padre José de Anchieta Moura – Administrador Paroquial da Catedral Metropolitana Santo Antônio

2) Mons. Luiz Carlos de Paula – Vigário Paroquial da mesma Catedral

3) Pe. Luiz Eduardo de Ávila – Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Benfica

4) Pe. Elilio de Faria Matos Júnior – Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Benfica

5) Pe. Geraldo Dondici Vieira – Vigário Episcopal para a Caridade

5) Pe. Geraldo Dondici Vieira – Diretor Espiritual Geral do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio

Esse nosso Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Juiz de Fora, 14 de julho de 2019.

Dom Gil Antônio Moreira
Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora