Dom Gil fala sobre a Campanha da Fraternidade em Tribuna Livre na Câmara Municipal

0

Na noite da última quinta-feira (21), os vereadores de Juiz de Fora receberam na Câmara Municipal o arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira. O pastor participou da Tribuna Livre, onde fez uma explanação sobre a Campanha da Fraternidade 2019, cujo tema é “Fraternidade e políticas públicas”. Também foram convidados a compor a mesa o Secretário Executivo de Pastoral, Padre Everaldo José Sales Borges, o Pároco da Paróquia São José, Padre Pierre Maurício Cantarino, e o Historiador e Notário do Tribunal Eclesiástico, Robson Ribeiro de Oliveira. A sessão contou com a presença de 15 dos 19 vereadores da cidade.

Em pouco mais de 20 minutos, o arcebispo explicou que todas as edições da Campanha da Fraternidade são de interesse da pessoa humana, independente de religião. Enfatizou que a Igreja não está tratando de políticas partidárias, e sim políticas públicas, que são de interesse coletivo. Ele ressaltou, ainda, que a política é um excelente meio para se praticar a caridade.

Em entrevista, Dom Gil reforçou o intuito da Igreja em praticar o bem a todo ser humano. “A Igreja sempre se preocupou com todos os filhos de Deus, não só aqueles que estão reunidos dentro da Igreja Católica. Assim como Jesus passou a vida fazendo o bem, nós também queremos sempre praticar o bem. A Campanha da Fraternidade nos ajuda a descobrir alguns problemas sociais que precisam ser resolvidos e nós, a partir da fé que temos em Deus e do amor que Cristo nos ensinou, procuramos colaborar com essa missão”.

Após a sua participação, todos os representantes do legislativo presentes fizeram questão de cumprimentar e parabenizar o arcebispo pela iniciativa de levar o tema da Campanha da Fraternidade para uma audiência pública, uma vez que eles poderão contribuir e divulgar para a população o objetivo da campanha.

O Presidente da Câmara, Vereador Luiz Otávio Fernandes Coelho (Pardal), ressaltou a importância da participação de Dom Gil na sessão. “A proposta da Campanha da Fraternidade é exatamente voltada para aquilo que nós precisamos olhar sempre, em prol das pessoas, do ser humano. As políticas públicas, que são abordadas no tema deste ano, nos fazem olhar para o próximo. E é necessário que busquemos fazer isso a cada dia, inspirados pela mensagem trazida aqui hoje”.

*Colaboração: Leandro Novaes

Conteúdo Relacionado
X