Dom Gil é eleito presidente da Comissão para Comunicação e Cultura do Regional Leste 2

Dom Gil
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Na tarde desta quarta-feira (10), o arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, foi nomeado presidente da Comissão Episcopal para a Comunicação Social e Cultura do Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Dom Gil, que ficará responsável pela comissão no quadriênio 2015-2019, fala de sua satisfação em receber tal incumbência. “Fico imensamente agradecido pela confiança de meus irmãos bispos, que me escolheram para assumir a Comissão para Comunicação e Cultura do Regional e reafirmo toda a minha dedicação e desejo de servir à Igreja no Regional Leste 2”. Vale lembrar que além do cargo para o qual foi recém-eleito, Dom Gil ainda é o bispo responsável pela Comissão de Bens Culturais da Igreja no Regional Leste 2.

A escolha foi feita durante a Assembleia Anual do Conselho Episcopal do Regional Leste 2 (CONSER), que está sendo realizada em Belo Horizonte. Na ocasião, também foram eleitas a nova presidência do Regional e de suas outras onze Comissões Episcopais de Pastorais. Também vale destacar a escolha do bispo auxiliar de Belo Horizonte, Dom João Justino de Medeiros, ordenado em Juiz de Fora, como o presidente da Comissão Episcopal para a Educação.

O arcebispo metropolitano de Uberaba, dom Paulo Mendes Peixoto, foi eleito o novo presidente do Regional Leste 2 da CNBB, o bispo diocesano de Colatina, dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, o vice-presidente, e dom José Carlos de Souza Campos, bispo diocesano de Divinópolis, foi eleito secretário. Os bispos eleitos para as Comissões Episcopais de Pastorais foram:

1) Comunicação e Cultura: Dom Gil Antônio Moreira – Arcebispo de Juiz de Fora/MG
2) Liturgia: Dom José Luiz Majella Delgado – Arcebispo de Pouso Alegre/MG
3) Animação Bíblico-Catequética: Dom Emanuel Messias de Oliveira – Bispo de Caratinga/MG
4) Ação Missionária e Cooperação Intereclesial: Dom José Lanza – Bispo de Guaxupé/MG
5) Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso: Dom Jeremias Antônio de Jesus – Bispo de Guanhães/MG
6) Ministérios Ordenados e Vida Consagrada: Dom José Aristeu Vieira – Bispo de Luz/MG
7) Laicato: Dom José Moreira da Silva – Bispo de Januária/MG
8) Juventude: Dom Cláudio Nori Sturm- Bispo de Patos de Minas/MG
9) Educação: Dom João Justino de Medeiros – Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte/MG
10) Vida e Família: Dom Célio de Oliveira Goulart – Bispo de São João del-Rei/MG
11) Justiça, Caridade e Paz: Dom Luiz Gonzaga Fechio – Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte/MG

Conselho Permanente

O Conselho Episcopal de Pastoral do Regional Leste 2 elegeu também os representantes que estarão presentes no Conselho Permanente da CNBB. Além do presidente eleito, dom Paulo Mendes Peixoto, compõem o Conselho, dom Joaquim Giovanni Mol Guimaraes, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, e dom Rubens Sevilha, bispo auxiliar da Arquidiocese de Vitória/ES.

Outras informações:
Assessoria de Comunicação Arquidiocese de Juiz de Fora: (32) 3229-5450

Veja Também