Dom Gil celebra missa de encerramento do retiro dos candidatos ao Diaconato Permanente

No último sábado (30) ocorreu a missa de encerramento do retiro dos candidatos ao Diaconato Permanente, na Capela do Seminário. A celebração foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira e concelebrada pelo Vigário Geral e diretor da Escola Diaconal, Monsenhor Luiz Carlos de Paula. O encontro teve início na sexta-feira (29) e reuniu todos os 25 candidatos para a última etapa antes da ordenação.

Na ocasião, eles tiveram um momento de aprofundando espiritual e preparação. Para o candidato Manuel Cunha, da Igreja Santa Rita de Cássia, a satisfação é grande. “Terminamos hoje o retiro espiritual. É uma alegria muito grande! E também uma emoção, servir esse Deus absoluto e soberano, sob a nossa vida, com as normas da Igreja.”

A homilia explorou a vida do santo dia, Santo André, exemplo de apostolo, grande pregador e missionário. Em seguida, aprofundou no tema dos apóstolos: inspiração de fidelidade, serviço e vida. “Em primeiro lugar Cristo Senhor. Assim viveram para Cristo e morreram para Cristo. Foram considerados colunas para a Igreja. A coluna principal é Cristo, mas uma construção tem muitas colunas, sem elas as paredes não se sustentam”, afirmou Dom Gil.

Os jovens que estão caminhando no Discernimento Vocacional Específico (DIVES) também estiveram participando da celebração. Eles puderam ver o exame de admissão às ordens de um dos senhores, Carlos Roberto Buso, que aconteceu durante a missa.

Segundo Dom Gil, o retiro correu bem, “com grande proveito para todos eles e agora nessa mesa de encerramento nós queremos agradecer a toda caminhada formativa deles”, explicou o pastor. “Todos estão preparados para receber a ordem do diaconato. A grande cerimônia será sábado (7), às 14h30, na Catedral, com transmitida ao vivo pela WebTV A Voz Católica”, convidou ele.

Além disso, a celebração contará com a ordenação de três seminaristas, na ocasião eles se tornarão diáconos transitórios, e marcará a abertura prática do II Sínodo Arquidiocesano de Juiz de Fora.

Mais fotos no nosso Facebook.