Nesta quinta-feira (9), o arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, está completando 42 anos de ordenação diaconal. O pastor foi ordenado diácono, nesse mesmo dia, em 1973, em Divinópolis.
Conheça Dom Gil
Dom Gil Antônio Moreira nasceu em Itapecerica (MG), no dia 9 de outubro de 1950. Filho de Antônio Moreira (in memoriam) e Maria Teresa Mendes Moreira (in memoriam), é o segundo filho de oito irmãos. Depois de cursar seus primeiros anos escolares em sua terra natal, ingressou, aos 11 anos, no Seminário Menor São José, de Divinópolis. Nesta mesma cidade colou grau em Letras e Filosofia, indo depois para Belo Horizonte, onde se formou em Teologia, pela PUC-MG. Além disso, é Mestre em História da Igreja pela Universidade Gregoriana de Roma.
Foi ordenado presbítero em 18 de dezembro de 1976, em Itapecerica. Foi nomeado Bispo Auxiliar de São Paulo, por João Paulo II, no dia 14 de julho de 1999, tendo recebido a Ordenação Episcopal aos 16 de outubro de 1999, também em Itapecerica, sua cidade natal. Seu lema é Scis Amo Te (Senhor, sabes que te amo).
De 1994 a 2004, Dom Gil exerceu diversas atividades como Bispo Auxiliar na Arquidiocese de São Paulo, e também atuou como Bispo em Jundiaí, de 2004 a 2009. Em 28 de janeiro de 2009, foi nomeado Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora pelo Papa Bento XVI, tendo tomado posse dois meses depois.
O arcebispo de Juiz de Fora é membro da Congregação para Educação Católica (Roma). Atualmente é Bispo Responsável pela Comissão de Bens Culturais da Igreja no Regional Leste II, coordenador da Comissão Nacional de Comemorações dos 50 anos do Concílio Vaticano II e Assistente Espiritual Nacional do Terço dos Homens. Dom Gil é também presidente da Comissão Episcopal para a Comunicação Social e Cultura do Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Outras informações:
Assessoria de Comunicação Arquidiocese de Juiz de Fora – (32) 3229-5450