Divulgada oração para o II Sínodo Arquidiocesano

0

A Arquidiocese de Juiz de Fora dará início, em dezembro de 2019, ao seu segundo Sínodo Arquidiocesano. Nossa Igreja Particular, no entanto, já dá passos concretos rumo à sua realização: a comissão preparatória já foi constituída pelo arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, e está organizando propostas a serem apresentadas ao clero durante o próximo ano.

O I Sínodo começou em dezembro de 2009, percorreu todo o ano de 2010 e foi concluído no dia 13 de junho de 2011. O documento sinodal produzido teve o tema “Arquidiocese de Juiz de Fora: uma Igreja sempre em Missão” e o lema, “Fazei discípulos meus” (Mt 28,19).

“Daquele tempo para cá, toda a vida de pastoral e evangelização tem sido feita nas paróquias e comunidades a partir das resoluções daquele sínodo. Ele mexeu com todas as forças vivas da arquidiocese – pastorais, movimentos, associações, grupos -, foi uma maravilha”, afirma em vídeo Dom Gil, que lembra ainda que a palavra sínodo significa “caminhar juntos”.

O II Sínodo Arquidiocesano marcará os dez anos do primeiro. Uma oração foi preparada pela comissão e distribuída a padres, diáconos e paróquias. O hino usado será o mesmo do anterior, cuja letra já é conhecida de todos.

Oração pelo 2° Sínodo Arquidiocesano

Senhor,
Aproxima-se o 2° Sínodo da Arquidiocese de Juiz de Fora.
Vimos pedir a luz, a força, a sabedoria para este momento tão importante para
o crescimento de nossa vida eclesial.
Queremos agradecer-vos as inúmeras graças concedidas nestes 10 anos
que se passaram desde a abertura do 1° Sínodo.
Aumentai em nós o ardor missionário nos três campos de nossa ação pastoral:
território da Arquidiocese com suas 37 cidades e 91 paróquias,
a Diocese de Óbidos (no Estado do Pará) e o Haiti.
Despertai em nossas crianças, jovens e adultos um grande amor ao
pedido de Jesus: “Fazei discípulos meus!” (Mt. 28, 19).
Alimentai em todos nós, o propósito de sermos sempre uma Igreja em saída.
Arquidiocese de Juiz de Fora, uma Igreja sempre em missão!
Dai-nos a santa coragem de, humildemente, chamar à conversão os
que andam afastados ou nos caminhos do erro e da perdição.
Ó Maria Santíssima, Serva fiel e bondosa, volvei para nós os vossos
olhos de misericórdia e amparai-nos nas atividades deste novo período.
Santo Antônio, nosso Padroeiro, rogai a Deus por nós.
Amém.

Hino do Sínodo Arquidiocesano

1- Convocados por Cristo nós fomos, escolhidos por ele a ouvir. Os apelos do Santo Evangelho: “Tempo novo está pra surgir”. Ide às ruas e sobre os telhados, publicai a notícia então. Uma Igreja sempre em missão escuta a palavra de Cristo que Diz:

“Pois é urgente anunciar tempo novo que já vem, com esperança renovada e entusiasmada. Ide! Fazei discípulos meus”.

2 – Sobre a fé dos cristãos de outrora, santos homens e santas mulheres, todos eles são predecessores desta Igreja que hoje floresce. Vamos novo horizonte buscar vamos novas estradas abrir. Pra levarmos ao fim a missão, caminhamos juntos, nos damos as mãos.

3 – Assembleia do Povo Eleito! Sacramento de Salvação! Reunidos por Cristo na Igreja, no Batismo nós somos irmãos. A missão que foi dada à Igreja também é a nossa missão. Guardiã da Palavra de Deus, é seu compromisso a evangelização.

4 – Não cessai de orar pela messe. Operários não faltem aqui! Ao ouvir o chamado de Cristo, possam muitos a ele seguir. O Espírito Santo suscite novo ânimo para a missão no idoso, no jovem também que juntos proclamam o Reino que vem.

5 – Despertai os que dormem tranquilos, os cativos também animai. Aos cansados, aos desesperados, Boa Nova a todos levai. Ide aos pobres e aos fracos primeiro, aos pequenos, que Cristo escolheu, pois é deles o Reino de Deus, que já se encontra no meio de nós.

Clique aqui e baixe o hino do Sínodo.
Clique aqui e baixe a oração do II Sínodo.

Conteúdo Relacionado
X