Diversos membros do clero da arquidiocese serão homenageados pela Câmara de Juiz de Fora

Mesmo durante a pandemia padres e diáconos seguiram com sua missão - Missa do Crisma de 2021

Na última semana, a Câmara Municipal de Juiz de Fora divulgou que diversos membros do clero da Arquidiocese de Juiz de Fora receberão uma “Moção de Aplauso” por se dedicarem pelo bem dos mais necessitados, por meio da Palavra de Deus.

A iniciativa partiu da vereadora Kátia Franco, sendo aprovada pelos demais parlamentares no último dia 20 de maio. Em seu pedido, a vereadora destacou ações que exemplificam a importância dos padres. “Queremos agradecer aos representantes de Deus aqui na Terra, dentre tantos outros, mas que se destacaram em Juiz de Fora, tanto nas campanhas para ajudar os mais pobres, atendendo aos chamados dos corações aflitos, consolando famílias enlutadas e celebrando, com alegria matrimônios e aniversários”.

Uma moção de aplauso serve para parabenizar algo ou alguém, considerando que suas realizações contribuem com o crescimento e desenvolvimento do município. Após a aprovação do documento, é realizada uma solenidade legislativa com a presença dos homenageados; tal cerimônia está prevista para o dia 18 de junho, às 19h30. Ao todo serão 29 homenageados: 24 padres, quatro diáconos e o Arcebispo de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira.

Conheça os nomes dos homenageados:

Dom Gil Antônio Moreira
Padre Antônio Camilo de Paiva
Padre Leandro de Senna Monaia
Padre Danilo Celso de Castro
Padre José Maurício de Paula
Padre Nelson Augusto de Oliveira
Padre Sebastião Alves dos Santos, EP
Padre José Arlindo de Sales, PODP
Padre Elílio de Faria Matos Júnior
Padre João Paulo Teixeira Dias
Padre Wellington Guimarães da Silva
Padre João Francisco Batista da Silva
Padre Luiz Carlos Vitório
Padre Anderson Monteiro de Rezende, PODP
Padre Gerardo Cabada Castro, SJ
Padre Leonardo José de Souza Pinheiro
Padre Carlos Augusto Alves dos Santos (Povo de Deus)
Padre Daniel de Barros Santos
Padre José Elissandro Santos de Santana, sss
Padre Jesus Mateus de Oliveira, sss
Padre David José Reis
Padre Tarcísio Marcelino Ferreira Monay
Padre Jorge Luis Duarte
Padre Renato Alves Rodrigues
Padre Ronny Moreira de Oliveira
Diácono Antônio Valentino da Silva Neto
Diácono Waldeci Rodrigues da Silva
Diácono João Roberto da Silva
Diácono Manoel Pedro da Silva Júnior

Título de Cidadão Honorário
Padre João Paulo
*Foto retirada do Facebook da Paróquia São Miguel e Almas.

Além da moção, o Padre João Paulo Teixeira Dias receberá o Título de Cidadão Honorário de Juiz de Fora.  A honraria tem como objetivo o reconhecimento de pessoas nascidas fora do município, que em algum momento desempenharam atividades que contribuíram de forma significativa para o desenvolvimento local.

Atual Pároco da Catedral e Juiz do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Juiz de Fora, o sacerdote de natural da cidade de Viçosa. Ele mudou-se para Juiz de Fora em janeiro de 2001, estudando para prestar o vestibular, até então visando entrar no curso de Bioquímica na Universidade Federal.

Seu despertar vocacional começou neste mesmo ano, quando na festa de Corpus Christi, conheceu o Padre José Maurício de Paula, que então trabalhava na Paróquia São Geraldo, no Bairro Teixeiras, e este o convidou a conhecer o Seminário Arquidiocesano Santo Antônio. Ele aceitou, participou do DIVES e reconheceu sua vocação.

Desde que aceitou o chamado do Senhor, Padre João Paulo “busca agir de maneira digna e exemplar, representando os valores e ideais da comunidade que o honrou”, comentou ele.

O sacerdote receberá o título na mesma cerimônia da Moção de Aplauso, no dia 18 de junho, às 19h30.

Veja Também