Dioceses e Regionais promovem formações e incentivam participação no processo de escuta da Assembleia Eclesial

No caminho preparatório para a Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, dioceses e regionais do Brasil estão promovendo várias atividades de formação e de orientação sobre o processo de escuta desenvolvido pelo Conselho Episcopal Latino Americano (Celam). De Norte a Sul do Brasil, já são registradas iniciativas para que sejam oferecidas as contribuições da Igreja no Brasil para este momento em vista de uma Igreja em saída com discípulos missionários, retomando o caminho pastoral desde a Conferência de Aparecida, em 2007.

“Podemos verificar até agora um rico e dinâmico interesse de participação no processo de escuta da Assembleia Eclesial. Vários pedidos de encontro e formação continuam chegando à Equipe Nacional de Animação da Assembleia e, além desses pedidos, graças a Deus, sabemos de tantas outras e inúmeras iniciativas acontecendo pelo nosso Brasil, nos mais diversos espaços e comunidades eclesiais. Importante mesmo é continuar divulgando a proposta da Assembleia e animar outros grupos e comunidades a se envolverem nesse bonito caminho de sinodalidade”, comenta o subsecretário adjunto de Pastoral da CNBB e membro da equipe nacional de animação, padre Marcus Barbosa Guimarães.

Confira algumas das iniciativas promovidas no Regional Leste 2:

Em Minas Gerais, as Arquidioceses de Uberaba e Pouso Alegre têm promovido espaços de formação e participação. A Arquidiocese de Uberaba preparou três encontros para esta primeira quinzena de julho: nos dias 6, 9 e 12, com transmissão pelas redes sociais. O Arcebispo, Dom Paulo Mendes Peixoto, gravou um vídeo convidando toda a Arquidiocese a participar.

Também hoje será a live de formação na Arquidiocese de Pouso Alegre (MG), com participação do Arcebispo, Dom Luís Majella Delgado. A comissão responsável ajudará os agentes a entenderem e participarem do itinerário da Assembleia.

Fonte: Site da CNBB