Diocese e arquidioceses do Nordeste iniciam reabertura das igrejas

Dioceses e arquidioceses que compõem o território do Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE2) começam a se preparar para a reabertura das igrejas durante a pandemia de Covid-19. As primeiras experiências para a retomada das celebrações litúrgicas, com a presença dos fiéis nos templos respeitando a lotação máxima de 30% da capacidade total, ocorrerão de maneira gradual inicialmente na Paraíba e em Pernambuco.

Desde a segunda quinzena de março, por recomendação da CNBB e conforme orientações das autoridades sanitárias, catedrais, matrizes e capelas permaneceram de portas fechadas. Festividades e outras atividades capazes de gerar aglomeração de pessoas foram suspensas, e as missas passaram a ser virtuais. Medidas fundamentais para conter o avanço do novo coronavírus.

Com dados oficiais que apontam para uma tendência de estabilização e até queda na curva de contaminação, alguns bispos, em sintonia com as autoridades civis locais, emitiram decretos autorizando a reabertura dos templos. É o caso da Arquidiocese da Paraíba, da Diocese de Guarabira (PB) e da Arquidiocese de Olinda e Recife (PE), que divulgaram os documentos contendo uma série de recomendações para a segurança dos fiéis dentro dos espaços litúrgicos.

Fonte: Site da CNBB