Diocese de São João del-Rei (MG) comemora 60 anos de evangelização com missa na Catedral do Pilar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

A Diocese de São João del-Rei nesta sexta-feira, 06, seu Jubileu de Diamante. A data marca os 60 anos de instalação da instituição, conhecida pelas tradições tricentenárias e pela sua pluralidade de expressões. Para marcar a data uma missa foi presidida na Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar e contou com a presença de bispos e dezenas de padres e religiosos.

Através da Bula Quandoquidem novae, “visto que a constituição de uma nova Igreja sempre conduz à esperança (…)”, pelo Papa São João XXIII, a Diocese deu seus primeiros passos, se desmembrando da Arquidiocese de Mariana, da Diocese da Campanha e da então Diocese de Juiz de Fora. Desde o dia 06 de novembro de 1960, data da instalação, continua a caminhar sob a proteção de Nossa Senhora do Pilar.

A cerimônia foi presidida pelo bispo diocesano, Dom José Eudes Campos do Nascimento – devido um imprevisto na estrada com Dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que iria conduzir a cerimônia – e contou com a presença do bispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira e do bispo emérito, Dom Waldemar Chaves de Araújo.

Com um território que abrange 25 cidades e 42 paróquias a Diocese, a celebração reforçou a rica história construída nestas 6 décadas e as diversas demonstrações de fé marcadas pela participação do povo.

Devido ao Coronavírus e as normas de prevenção, o rito foi realizado de portas fechadas, restringindo a participação, apenas, do clero. Mas os fiéis não ficaram impedidos de acompanhar toda a celebração. Pelas mídias digitais e ondas de radio, as pessoas puderam estar conectadas na fé e rezar junto.

Após a missa houve o canto do Te Deum laudamus. Assista aqui

Presidente da CNBB envia mensagem pelos 60 anos da Diocese

O presidente da CNBB e Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, encaminhou uma mensagem festiva para a Diocese de São João del-Rei pelo Jubileu de Diamante de instalação. Dom Walmor também aproveitou para encaminhar felicitações ao bispo, Dom José Eudes, pela passagem do seu aniversário sacerdotal.

Mantenedor de laços de amizade com a Diocese desde o período em que exerceu a função de Reitor do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, em Juiz de Fora, entre os anos de 1989 e 1998, Dom Walmor conviveu e acolheu muitos dos padres do clero de São João del-Rei na época eram seminaristas.

Convidado para presidir a Missa Solene do Jubileu de Diamante da Diocese, realizada na última sexta-feira, 06, Dom Walmor se viu impossibilitado, devido um imprevisto na estrada a caminho de São João del-Rei, o que o motivou a gravar uma mensagem em decorrência a data festiva. Nela, ele reforça a beleza de celebrar um jubileu, consagra a Diocese à Nossa Senhora da Piedade e parabeniza Dom José Eudes pelos 25 anos vida sacerdotal.

Confira no YouTube da diocese.

Fonte: Regional Leste 2

Veja Também