Diocese de Óbidos (PA) celebra 10 anos de elevação

*Catedral Sant'Ana. Foto: Best Homenagens
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Nesta sexta-feira (21), a Diocese de Óbidos (PA), Igreja-Irmã da Arquidiocese de Juiz de Fora, completa dez anos de elevação. Para celebrar a data, a Catedral de Sant’Ana sedia, às 19h, Missa de Ação de Graças que será presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Bernardo Johannes Bahlmann, OFM. A celebração será transmitida pela página oficial dessa Igreja Particular no Facebook.

História

*Foto: Facebook da Diocese de Óbidos

Até o ano de 1957, a vasta zona fisiográfica do Baixo Amazonas, no Estado do Pará, formava uma única circunscrição eclesiástica – a Prelazia de Santarém, cuja área era superior ao território de Alemanha e Portugal juntos.

Essa imensidão territorial com escassa densidade demográfica constituía sério obstáculo ao próprio desenvolvimento da Igreja. Urgia dividir tão vasta área para melhor favorecer o progresso religioso de seu povo.

Compenetrado dessa necessidade, Dom Lombardi, à época Núncio Apostólico do Brasil, dirigiu à Santa Sé o pedido de criação de uma nova Prelazia para a região. Ouvindo-se o parecer de Dom Floriano Loewenau, OFM, até então bispo prelado de Santarém, e dos encarregados dos Negócios Consistoriais, a questão foi resolvida e, em abril de 1957, por meio da Bula “Cum sit animorum”, o Papa Pio XII criou a Prelazia de Óbidos, desmembrada do território da então Prelazia de Santarém. A nova circunscrição eclesiástica foi confiada aos cuidados dos franciscanos da Província de Santo Antônio, com sede em Recife, que desde 1912 já atuavam na região.

A Prelazia de Óbidos foi constituída pelos municípios de Alenquer, Faro, Juruti, Oriximiná e Óbidos (os municípios de Curuá e Terra Santa foram criados posteriormente), em cujo território estavam instaladas as Paróquias de Santo Antônio de Pádua (Alenquer), São João Batista (Faro), Nossa Senhora da Saúde (Juruti), Santo Antônio de Pádua (Oriximiná) e Sant’Ana (Óbidos), coincidindo, assim, os limites dos municípios com os limites paroquiais.

A 2 de fevereiro de 1958, realizou-se solenemente a instalação da Prelazia e a posse do primeiro bispo prelado, o frade menor de origem alemã, Dom Frei Floriano Loewenau, OFM.

Elevação à Diocese de Óbidos

*Brasão da Diocese de Óbidos

No dia 9 de novembro de 2011, o Papa Bento XVI anunciou a elevação da Prelazia de Óbidos para a categoria de Diocese e ao mesmo tempo nomeou o primeiro bispo, Dom Frei Bernardo Johannes Bahlmann, OFM, que permanece até hoje na função.

No dia 21 de janeiro de 2012, foi oficializada a elevação por Dom Lorenzo Baldisseri, Núncio Apostólico. Na mesma solenidade, Dom Bernardo Johannes Bahlmann foi empossado.

*Com informações do site da Diocese de Óbidos

Veja Também