A Diocese de Leopoldina realizou na noite da última segunda-feira, no dia 20 de novembro, na Cúria Diocesana o “Evangelizar sobre os Telhados”. Um evento voltado para homenagear a imprensa por sua contribuição vital na missão evangelizadora e o lançamento do novo livro de Dom Edson Oriolo.
O termo “Evangelizar sobre os Telhados faz alusão ao Evangelho de Matheus (10, 24-33) “O que vos digo na escuridão, dizei-o à luz do dia; e o que escutais aos ouvidos, proclamai-o sobre os telhados”, que faz parte das instruções de Jesus aos seus discípulos quando os enviou a pregar o Evangelho, destacando a importância de proclamar a Mensagem de forma pública e corajosa. A ideia de “sobre os telhados” simboliza de tonarmos a mensagem acessível a todos, de maneira aberta e clara, como os meios de comunicação tem feito.

Durante o evento dom Edson Oriolo apresentou mais uma obra: “Evangelização Online”, da Paulus Editora, que aborda a importância da evangelização em um mundo cada vez mais complexo, com foco nas novas tecnologias. O autor destaca elementos-chave que iluminam a missão da Igreja nesse contexto.
Em entrevista a assessoria da diocese, o bispo de Leopoldina fez questão destacar a religiosidade e a hospitalidade como traços marcantes do povo que compõe essa região. Ele considera que os sacerdotes encontram, em cada rosto, a colaboração fervorosa na disseminação do Evangelho. “É uma sinfonia harmoniosa, onde as inúmeras pastorais e movimentos se unem em uma orquestração divina de trabalhos sociais e evangelização, dando vida aos ensinamentos de Jesus Cristo”.
Ele disse ainda todos nós somos chamados a anunciar o Evangelho a toda criatura, irradiando a luz do divino em cada passo desta jornada sagrada. Lembrou que a pandemia trouxe muito sofrimento ao nosso povo e que neste tempo de provação encontramos uma força inesperada, um chamado renovado para “Evangelizar sobre os telhados”. Os comunicadores foram e continuam sendo verdadeiros instrumentos de Deus, desempenhando um papel crucial ao nos conectar com aqueles que, de outra forma, poderiam se sentir isolados. “Dessa forma, a dedicação e empenho em espalhar a luz do Evangelho foram e continuam sendo faróis luminosos em nossa jornada, e por isso, expressamos nosso mais profundo reconhecimento e gratidão aos nossos comunicadores”, comentou.
Fonte: Assessoria da Diocese de Leopoldina