Diocese de Janaúba (MG) acolhe Dom Roberto José da Silva

*Foto: Facebook da Arquidiocese de Montes Claros
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

No último domingo, 8 de setembro, Dom Roberto José da Silva, filho da Arquidiocese de Juiz de Fora, foi empossado bispo de Janaúba (MG). A solene celebração, presidida pelo arcebispo da Arquidiocese de Montes Claros, Dom João Justino de Medeiros Silva, foi realizada na Catedral Sagrado Coração de Jesus, no Centro da cidade.

*Foto: Facebook da Arquidiocese de Montes Claros

O arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, representou nossa Igreja Particular, juntamente com alguns padres e seminaristas diocesanos. “Este é um momento de alegria porque nós estamos, na verdade, trazendo uma oferta para Janaúba. A Igreja o chamou para o episcopado e a gente vem aqui, em nome da Igreja de Juiz de Fora, fazer essa entrega do nosso padre para ser bispo dessa diocese do Norte de Minas”, disse o pastor durante entrevista à WebTV “A Voz Católica”.

Dom Roberto ressaltou sua expectativa para os primeiros meses de sua missão. “Esse primeiro momento é de conhecimento da realidade, das pessoas, dos padres, das comunidades, o povo de um modo geral, da cultura norte-mineira. Foi muito interessante ver a memória, a gratidão, o reconhecimento das pessoas também neste momento, que para mim é de passagem”.

*Foto: Facebook da Arquidiocese de Montes Claros

Para Dom João Justino, a chegada do quarto bispo da Diocese de Janaúba é especial no sentido pastoral e também no pessoal, já que conviveu com Dom Roberto no Seminário Santo Antônio enquanto eram estudantes e formadores e também no trabalho na Paróquia Bom Pastor. “Nós estamos vivendo um momento muito importante em nossa Província Eclesiástica de Montes Claros. É uma enorme alegria recebê-lo aqui, hoje, nesta Igreja no Norte de Minas. Dom Roberto vem com toda energia, depois de ter trabalhado por praticamente 25 anos como presbítero na Arquidiocese de Juiz de Fora, de onde é filho, para iniciar a sua missão. Ele terá oportunidade de conhecer as comunidades, os municípios, o clero, as lideranças leigas e, compreendendo o caminho desta Igreja, vai oferecer o melhor de si, com certeza”.

*Foto: Facebook da Arquidiocese de Montes Claros

Dom Gil desejou sorte ao agora colega de episcopado. “Que essa posse seja uma chuva de bênçãos para o Dom Roberto, para que ele possa fazer aqui um lindo trabalho como bispo, assim como fez como padre em nossa Arquidiocese de Juiz de Fora. Desejo a ele infinitas bênçãos, muitas graças, a proteção de Nossa Senhora nesta sua missão dada pelo Papa Francisco aqui nesta região tão distante da nossa, mas de um povo tão querido, tão religioso”, finalizou.

Dom Roberto José da Silva foi nomeado bispo por Papa Francisco no último dia 12 de junho e sua ordenação episcopal ocorreu em 17 de agosto. Em sua missão em Janaúba, ele terá o auxílio do bispo emérito, Dom Ricardo Guerrino Brusati.

Confira a cobertura feita pela WebTV “A Voz Católica”:

Veja Também