Diáconos permanentes da Arquidiocese celebram aniversário de ordenação na Catedral

Na noite da última quarta-feira, dia 29, o arcebispo metropolitano, dom Gil Antônio Moreira, presidiu missa em ação de graças pelo aniversário de ordenação das duas turmas de diáconos permanentes da Arquidiocese de Juiz de Fora, uma completou 14 anos e a outra oito anos. Os diáconos participaram da celebração que foi realizada na Catedral.

A missa foi concelebrada pelo vigário geral da Arquidiocese e pároco da Catedral, mons. Luiz Carlos de Paula, pelo nosso vigário paroquial, pe. Antônio Pereira Gaio, que também comemorou 9 anos de sacerdócio, e pelo padre Luciano Atanázio.

Em entrevista, dom Gil falou sobre a importância dessa celebração. “Este é um momento de cerimônia ao redor do altar do Senhor, para assim rendermos ação de graças pela ordenação e pelo trabalho que eles vêm realizando. ”

O arcebispo explica também que “o diácono é um servidor, a palavra diácono em grego significa servidor, é aquele que serve não só ao altar, mas serve à comunidade de fé. A palavra que marca a vida do diácono é essa, serviço, serviço gratuito, desprendido e por motivo de fé. Eles servem a Deus, servindo ao próximo. ”

Dom Gil destacou, ainda, que “a estola do diácono é transversal para significar como que a toalha que o garçom serve a mesa, a toalha daquele que enxuga os pés”. E encerrou a sua fala com um agradecimento especial. “Então nesse dia eu quero agradecer ao nosso Senhor por esses diáconos e pedir que continue abençoando-os no seu trabalho dedicado e alegre à nossa Igreja Particular de Juiz de Fora. ”

Ao final da celebração, o coordenador dos diáconos permanentes, diácono Ruy Figueiredo Neves, falou em nome de todos e agradeceu a acolhida da Arquidiocese de Juiz de Fora. O arcebispo também deu uma bênção especial ao diácono Márcio e sua esposa Patrícia que comemoraram no dia anterior, 25 anos de casamento. Abençoou os aniversariantes do dia e uma pessoa que celebrou o 7º dia de um ente querido. Logo após, a Catedral ofereceu um lanche para os diáconos e suas famílias no salão paroquial.

*Fonte: Site da Catedral Metropolitana de Juiz de Fora