Diácono Robert César Teixeira é ordenado presbítero neste sábado (19)

No próximo sábado, 19 de março, Solenidade de São José, a Arquidiocese de Juiz de Fora ganhará mais um padre: o Diácono Transitório Robert César Teixeira receberá o segundo grau do Sacramento da Ordem em cerimônia a ser realizada na quadra da Escola Estadual Clorindo Burnier, em Juiz de Fora, a partir das 9h.

O local foi escolhido por estar dentro do território da Paróquia Nossa Senhora de Fátima do Bairro Barbosa Lage, onde o jovem nasceu e cresceu na fé. Robert será o quarto padre oriundo da paróquia, que até então não havia sediado nenhuma das ordenações sacerdotais. “As pessoas que me viram crescer estão vivendo esse momento junto comigo. De fato, é marcante, porque tem a perspectiva vocacional, de modo a incentivar outras vocações, mas também é um ato de louvor a tantas pessoas que torceram, incentivaram e estão empenhadas em transformar esse sonho em realidade. Tenho certeza que a Virgem de Fátima está passando à frente, cobrindo toda essa preparação com seu manto, e peço a ela que interceda junto ao Pai por todos os que estão empenhados na realização dessa ordenação.”

*Diácono Robert e Padre Expedito / Foto retirada do Facebook

Por todo o empenho da paróquia e do Administrador Paroquial, Padre Expedito Lopes de Castro, o diácono transitório mostra-se grato. “É bonito ver o entusiasmo das pessoas. Aproveito a oportunidade para agradecer todo o empenho que o Padre Expedito vem tendo, por ele vestir a camisa, sonhar esse sonho comigo. É muito bonito ver a maneira como as coisas têm sido conduzidas! Sem esquecer que estamos ainda no contexto de pandemia e isso requer de nós todo o cuidado para que aqueles que vão participar estejam em segurança, respeitando a legislação e as orientações sanitárias. Há também o cuidado para que lá seja um ambiente religioso naquele momento, um ambiente de fé, onde as pessoas vão participar, celebrar esse dia tão marcante.”

A preparação para a Ordenação Presbiteral ainda foi marcada por um retiro espiritual, realizado entre os dias 7 e 11 de março na Casa de Encontros Sagrado Coração. “Posso dizer que esse retiro foi um oásis no meio do deserto. Agradeço ao Padre Sávio por nos ter conduzido de maneira tão magistral e tão acolhedora em cada palavra. Foram dias muito especiais, marcados de muita oração, de muita escuta, porque em meio a tantas ansiedades a gente para, ouve o Senhor, Aquele que nos chamou, que é fiel e que vai conduzindo todas as coisas.” Sobre os quase cinco meses de Diaconato, Robert afirma que “embora o diaconato seja transitório, a diaconia é permanente, o estar a serviço do outro; poder celebrar, administrar os sacramentos é algo muito especial.”

*Robert no dia de sua Ordenação Diaconal

Para marcar o seu ministério presbiteral, o futuro padre optou por um trecho do Salmo 115: “Que poderei retribuir ao Senhor Deus por tudo aquilo que Ele fez em meu favor” (cf. Sl 115,12). Ele explica o motivo da escolha. “Quando olho para a história, vejo momentos felizes e também momentos difíceis, de desânimo, de dúvida, mas vejo em tudo isso a mão de Deus. Olho com gratidão e quero levar isso também para o meu ministério. Em momento algum a gente caminha sozinho e Deus se manifesta de diversas maneiras na minha vida, seja no momento de uma íntima oração ou por meio de pessoas que Ele coloca no meu caminho. Por isso a escolha desse lema, de modo que meu ministério presbiteral seja sempre uma ação de graças ao Senhor por tudo aquilo que Ele fez em meu favor.”

Por fim, o jovem diácono recorda que ser ordenado no Dia de São José, de quem já era devoto, é um grande privilégio e um presente. Robert ressalta características do pai adotivo de Jesus. “É muito interessante quando a gente percebe sua capacidade de silenciar e deixar Deus realizar o projeto através dele; a capacidade de ouvir e de ser dócil à vontade de Deus. É um chamado para todos nós. Acredito que isto é o mais marcante: a fidelidade que ele teve ao projeto divino. E é o que eu quero trazer para o meu ministério: nos momentos de dúvida, de incerteza, ter a capacidade de silenciar e deixar Deus sonhar na minha vida.”

Tríduo preparatório

Para viver com ainda mais intensidade os dias que antecedem a Ordenação Presbiteral do Diácono Transitório Robert Teixeira, a Paróquia Nossa Senhora de Fátima iniciou nessa quarta-feira (16) um tríduo preparatório. A Missa de abertura foi presidida pelo Padre Expedito Lopes de Castro.

As celebrações continuam nesta quinta (17) e sexta-feira (18), sempre às 19h30, na Matriz, e serão presididas, respectivamente, pelo Padre José Cisneiro Seabra Ramos, Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima do Bairro Santa Cruz – onde Robert fez estágio pastoral e trabalhou os cinco meses do Diaconato -, e pelos padres do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio.

Primeiras Missas

A primeira Missa presidida pelo neossacerdote será em sua comunidade de origem, dedicada ao Verbo Divino, no domingo (20), às 9h30. À noite, Padre Robert estará na Matriz Nossa Senhora de Fátima, onde celebra às 19h.

 

Veja Também