Dia Sinodal da Vida Consagrada é celebrado em Juiz de Fora

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Aconteceu na manhã deste domingo (2), no Mosteiro Santa Cruz, a Missa celebrando a festa da Apresentação do Senhor no Templo e o Dia da Vida Consagrada. Na Arquidiocese de Juiz de Fora o Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, nomeou a data como Dia Sinodal da Vida Consagrada, devido às atividades do 2º Sínodo Arquidiocesano. No início da celebração os fiéis participaram da benção da luz e de uma pequena procissão. Dom Gil rezou pelos religioso (a), monges (a) e novas comunidades presentes em nossa Arquidiocese. “Neste dia se celebra no mundo inteiro o dia da vida consagrada. Na Arquidiocese de Juiz de Fora estamos celebrando o dia dos religiosos no Mosteiro Santa Cruz. Queremos rezar pela vida consagrada, pelos religiosos (a) e monges (a) que vivem em nossa Arquidiocese, para que o Senhor lhes dê sempre a luz e a força em sua missão e multiplique as suas vocações.”

Durante a homilia o Pastor destacou as ordenações realizados nos últimos anos em nossa Igreja Particular, incluindo os 42 novos diáconos permanentes e os 3 transitórios, na abertura do 2º Sínodo, em dezembro de 2019. “Pela primeira vez fizemos uma ordenação tão numerosa em nossa Arquidiocese,” destacou Dom Gil.

Ao falar sobre a Apresentação do Senhor no Templo, o Arcebispo destacou que a luz dos religiosos e de todos aqueles que creem é Jesus. “Jesus é tudo para nós. Quantas vezes não ouvimos da boca de religiosos esta frase? Ouvimos também de muitos jovens que vão encontrando a luz no caminho. Cristo é a luz que ilumina minha vida e que clareia minha estrada.”

Frei Carlos Roberto de Oliveira Charles, OFM Conv., Coordenador do Núcleo da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) na Arquidiocese, falou sobre a alegria em celebrar a data. “É uma alegria celebrar na Apresentação do Senhor o encontro de vários carismas, institutos, congregações e ordens, presença e força em nossa arquidiocese, justamente neste ano em que estamos celebrando o 2º sínodo arquidiocesano. Queremos celebrar pelas ruas e sobre os telhados a grande e boa notícia do Evangelho de Jesus Cristo, através dos nossos carismas tão diversos e distintos. Portanto, a celebração de hoje, presidida pelo nosso Arcebispo, é um ponto muito forte e marcante para mostrar, tanto essa colegialidade, como a sinodalidade, frente a esse grande exército de mulheres e homens consagrados em nossa Igreja Particular.”

Segundo Frei Carlos, há atualmente em toda a Arquidiocese 9 institutos masculinos, 14 femininos e 11 expressões de novas comunidades. “Cada qual se organiza em suas estruturas e instituições, com suas regras e estatutos, sendo fiel ao seu carisma, buscando servir a Deus naquele momento especial e específico de ser Igreja. Então, cada congregação e instituto faz valer o reino de Deus e sua catolicidade em meio ao seu carisma.”

Irmã Deise Maia da Silva faz parte da Congregação das Irmãs da Imaculada de Santa Clara, segundo ela a festa é uma oportunidade para agradecer a Deus pela vida religiosa e por sua congregação. “Hoje é uma data na qual se celebra a vida religiosa, (o que) seria de certa forma uma maneira de exaltar a vida religiosa. Somos seguidoras de Jesus e de Maria, por isso temos toda uma devoção. Nossa congregação, por exemplo, é da Imaculada Santa Clara, que já é uma Congregação que nasceu totalmente devota de Nossa Senhora. Então, toda festa de Nossa Senhora para nós é muito importante.”

As fotos da celebração podem ser conferidas em nosso facebook.

Veja Também