Dia Nacional de Ação de Graças é comemorado na Arquidiocese

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Todos os anos, na 4º quinta-feira do mês de novembro, comemora-se o Dia Nacional de Ação de Graças. Para lembrar a data, que neste ano cairá no dia 27, haverá uma celebração especial na Catedral Metropolitana de Juiz de Fora.

A missa festiva, que será presidida pelo Mons. Luiz Carlos de Paula, concelebrada pelo Mons. Miguel Falabella de Castro e pelos padres da Catedral Metropolitana, acontece às 19h.

Segundo Mons. Miguel Falabella, essa data é um momento dos católicos se unirem para agradecer por todas as bênçãos que recebem de Deus.

Dia Nacional de Ações de Graças

Fonte: www.justica.gov.br

A ideia de transformar o “Dia de Ação de Graças” em acontecimento universal nasceu de um brasileiro, Joaquim Nabuco, quando embaixador do Brasil em Washington.

Em 1909, na Catedral de São Patrício, ao final da primeira Missa Pan-Americana, que celebrava o “Dia de Ação de Graças”, o Embaixador brasileiro formulou publicamente o seguinte voto: “Eu quisera que toda a humanidade se unisse, no mesmo dia, para um agradecimento universal a Deus”.

O diplomata brasileiro soube expressar em sua ideia todo o conhecimento que tinha sobre a população de seu país, baseado em seu passado histórico, firmando sempre, desde as origens, nas tradições cristãs do respeito à liberdade e aos direitos humanos, na proibição constitucional das guerras, na busca de solução dos conflitos sem derramamento de sangue, enfim, um país voltado para a paz.

No Brasil, o “Dia Nacional de Ação de Graças” foi instituído por meio da Lei nº 781, de 17 de agosto de 1949, pelo presidente Eurico Gaspar Dutra. O Decreto nº 57.298, de 19 de novembro de 1965, regulamenta as comemorações do “Dia Nacional de Ação de Graças”. Finalmente, a Lei nº 5.110, de 22 de setembro de 1966, determina que o “Dia Nacional de Ação de Graças” seja comemorado na 4ª quinta-feira do mês de novembro, sendo o Ministério da Justiça o órgão legalmente incumbido de promover a sua celebração.

Outras informações:
Catedral Metropolitana – (32) 3250-0700
Assessoria de Comunicação Arquidiocese de Juiz de Fora – (32) 3229-5450

Veja Também