Dia Mundial pelas Vocações: de casa, acompanhe mensagem do Papa com leitura orante

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Em pleno Dia Mundial de Oração pelas Vocações deste ano, que acontece no próximo domingo, 3 de maio, a maioria das famílias vai rezar de casa por causa da quarentena imposta pela pandemia do Covid-19 em vários países. Para orientar a comunidade, consagrados e fiéis poderão usar a mensagem do Papa Francisco divulgada no final de março e intitulada “As palavras da vocação”.

Gratidão, coragem, tribulação e louvor

O Pontífice exaltou quatro palavras-chave para agradecer os sacerdotes e apoiar o seu ministério: gratidão, coragem, tribulação e louvor. A experiência da travessia de Jesus e Pedro, durante a noite de tempestade no lago de Tiberíades, também ajudou a conduzir a mensagem do Papa para este 57° Dia Mundial de Oração pelas Vocações, celebrado no IV Domingo da Páscoa. É uma imagem que sugere “a viagem da nossa existência”, que não se faz sozinho, mas com o Senhor e a abertura do coração.

Mais do que uma escolha pessoal, recorda Francisco, a vocação é uma resposta gratuita ao Senhor, possível de ser descoberta quando o coração se abrir à gratidão. Para abraçar o matrimônio, o sacerdócio ordenado ou a vida consagrada, isto é, “a opção fundamental de vida”, é preciso coragem. A fé na escolha da vocação também vai nos ajudar a vencer as próprias tempestades e a tribulação em jogo, “as fadigas”, as responsabilidades e adversidades que surgirão para, em meio às ondas, nos abrirmos ao louvor. Como resumiu o Papa Francisco na mensagem:

“Caríssimos, especialmente neste Dia de Oração pelas Vocações, mas também na ação pastoral ordinária das nossas comunidades, desejo que a Igreja percorra este caminho ao serviço das vocações, para que cada um possa descobrir com gratidão a chamada que Deus lhe dirige, encontrar a coragem de dizer ‘sim’, vencer a fadiga com a fé em Cristo e finalmente, como um cântico de louvor, oferecer a própria vida por Deus, pelos irmãos e pelo mundo inteiro.”

O Dia Mundial pelas Vocações no Brasil

O Setor Juventudes da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) elaborou um roteiro de Leitura Orante para acompanhar a mensagem do Papa que pode ser feito a partir das famílias e por quem desejar rezar pelas vocações através de reflexões, vídeos e músicas vocacionais. A proposta sugere inclusive ambientar o local de oração e se munir para o domingo, entre outas coisas, com um barco de papel, panos azul e marrom, vela, Bíblia e cesto com pães.

A Ir. Clotilde Prates de Azevedo, assessora do Setor Juventudes da CRB, explicou que o roteiro, disponível no site da CNBB, vai nos ajudar a pedir “ao Senhor da messe que continue enviando operários para sua messe”. Afinal, como lembra a Ir. Maria Inês Ribeiro, presidente da CRB Nacional, “a Igreja precisa de valorosos missionários, leigos e consagrados para continuar a missão de Jesus Cristo”.

Fonte: Site do Vatican News

Veja Também