Dia Mundial dos Pobres é celebrado com diversas iniciativas da Arquidiocese

Neste domingo, dia 14 de novembro, a Igreja Católica Apostólica Romana celebra o Dia Mundial dos Pobres, instituído pelo Papa Francisco em 2017, “para que as comunidades cristãs se tornem, em todo o mundo, cada vez mais e melhor sinal concreto da caridade de Cristo pelos últimos e os mais carentes”, explicou seu objetivo o Santo Padre por ocasião da primeira edição.

Este ano em que se celebra o 5º Dia Mundial dos Pobres, com o tema “Sempre tereis pobres entre vós” (Mc 14,7), o Papa Francisco afirma que “o rosto de Deus que Jesus revela é o de um Pai para os pobres e próximo dos pobres” e convida-nos a caminhar de encontro a eles.

No Brasil, adotou-se o tema: “Sentes compaixão?”, um convite a não ter indiferença frente ao sofrimento das pessoas em situação de vulnerabilidade e à crescente pobreza socioeconômica que assola, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mais 51,9 milhões de brasileiros e brasileiras.

Entre as várias atividades e iniciativas promovidas pela Igreja por ocasião da data, na Arquidiocese acontecerão algumas ações em Juiz de Fora e Arantina (MG). A Comunidade Shalom, Missão Juiz de Fora, em parceria com o Instituto Padre João Emílio, promoverá uma manhã voltada para a evangelização e cuidado aos mais necessitados.

A iniciativa contará com café da manhã, momento de oração, auxilio de profissionais da área da saúde, como psicólogos, enfermeiros, dentistas, para realizar atendimentos. Além disso, serão disponibilizados serviços básicos como corte de cabelo e doações de roupas. A ação acontecerá no Instituto Padre João Emílio, das 9h às 12h.

A Ação Missionária Vicentina, em parceria com a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Benfica, realizará um evento semelhante. A Ação Social acontece das 8h às 12h, na Matriz da paróquia. No local, a população carente poderá realizar cortes de cabelo, adquirir roupas, além de se alimentar física e espiritualmente, pois haverá almoço e momento de evangelização. A Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Conceição está localizada na Rua Tomé de Souza, em Benfica.

Em Arantina, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida está arrecadando e incentivando doações de alimentos para a Fazenda da Esperança Santo Egídio, em Bom Jardim de Minas (MG), que está precisando de ajuda em sua manutenção e na conclusão da Casa Monsenhor Viana, que acolherá moradores de situação de rua. A paróquia também destinará parte dos alimentos para famílias assistidas em parceria com o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

Como colaborar?

É possível contribuir com doações e com serviço. No Instituto Padre João Emílio são bem-vindas doações de calçados e roupas masculinas, além de voluntários para ajudar durante todo o evento. O instituto fica Av. Barão do Rio Branco, 3890, Alto dos Passos. Para mais informações: Joyce (32) – 9 8806-9083 ou Nathan (33) – 9 9119-8578.

O trabalho da Ação Missionária Vicentina é permanente, portanto sempre são necessários materiais de higiene e de limpeza, roupas e alimentos. As doações podem ser entregues no Conselho Central Santo Antônio, da Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP), que fica na Avenida Brasil, 2500, no bairro Vitorino Braga, às segundas, quartas e sextas-feiras, de 14h às 18h. O telefone para informações é (32) 3321-7198.

Na cidade Arantina, os alimentos não perecíveis devem ser entregues na Missa deste terceiro domingo ou secretaria paroquial. Mais informações através do (32) 3296-1224.

Palavra do Pastor

“Quero dar a minha palavra de apoio a todas as iniciativas das paróquias da nossa Arquidiocese, também da Sociedade São Vicente e da Comunidade Shalom, portanto, em parceria próxima com a Arquidiocese de Juiz de Fora e o nosso Sínodo Arquidiocesano”, divulgou o Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira. Ele enviou uma benção especial a todas ações que estão sendo preparadas e afirmou incentivar toda a população para que esteja “atenta aos pobres e modificação das nossas relações sociais, para que se diminua a pobreza em nosso país e em todo o mundo”, afirmou.