Dia Mundial do Turismo: veículo de valores e ideais

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

No dia 4 de agosto passado, o cardeal Peter Turkson, Prefeito do Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral, divulgou a mensagem para o Dia Mundial do Turismo, celebrado nesta quinta-feira (27) com o tema: “Turismo e transformação digital”.

Na mensagem o cardeal recordava: “O turismo é um veículo efetivo de valores e ideais quando oferece oportunidades para o crescimento da pessoa humana, tanto na sua dimensão transcendente, aberta ao encontro com Deus, quanto na sua dimensão terrena, no encontro com o homem, com outras pessoas e em contato com a natureza”.

Tecnologia digital no turismo 

A tecnologia digital transformou radicalmente a modalidade de viver o turismo: tempo de repouso, de férias e de mobilidade em todas as suas formas. “Hoje o turista é digital – declara em uma entrevista ao Vatican News Margherita Romanelli, responsável pela comunicação do Dicastério vaticano para o Desenvolvimento Integral – portanto antes de viajar fisicamente o turista viaja pela Internet”. As últimas tendências demonstram que cerca de 50% dos viajadores digitais inspiram-se em imagens e comentários das redes, e 70% consulta, antes de decidir, vídeos e opiniões de quem já viajou.

Sustentabilidade turística e digital 

Em 2017, o setor de turismo internacional registrou um aumento de 7% e se espera ainda um maior crescimento para os próximos anos. O Cardeal Turkson, na sua mensagem, recorda também que “esta celebração nos convida a refletir sobre a contribuição dos avanços tecnológicos, não só para melhorar os produtos e serviços turísticos, mas também porque estão inseridos no caminho do desenvolvimento sustentável e responsável”.

“Por isso, a sustentabilidade digital não deve ser subestimada – continua Romanelli – o uso dos instrumentos digitais pode ser uma grande oportunidade para que os serviços melhorem, para satisfazer novas necessidades e interesses, mas também deve educar à corresponsabilidade do mundo em que vivemos, “gerando formas de inovação para a recuperação funcional dos desperdícios, da reciclagem e da reutilização criativa que nos ajudam a proteger o ambiente”.

Sínodo dos Bispos sobre os Jovens 

No documento do cardeal Turkson recordando a preparação para a próxima Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos sobre os Jovens, há uma referência para a necessidade de oferecer à juventude cursos de formação e educação antropológica, para que possam viver a “era digital” sem ser enganados pelo mundo virtual, que distorce a percepção da realidade e causa perda da identidade da pessoa.

“Como recorda Papa Francisco: Não podemos viver sozinhos, fechados em nós mesmos, é necessário que a conexão seja acompanhada pelo encontro verdadeiro”.

*Fonte: Site do Vatican News

Veja Também