Devotos podem conhecer memorial Irmã Dulce com Tour Virtual

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Os devotos de Santa Dulce dos pobres poderão conhecer mais sobre a vida e as obras da religiosa através da versão digital do Memorial Irmã Dulce (MID), lançado na última semana. O projeto, que surgiu na época da pandemia, pôde ser concretizado agora, num momento muito propício, pois o Memorial Irmã Dulce encontra-se temporariamente fechado ao público. Desde o dia 1º de maio de 2023 o local deu início a reformas de requalificação museológica e museográfica, e a previsão de reabertura é janeiro de 2024.

A líder do Memorial Irmã Dulce, Carla Silva, afirma que este memorial virtual “é uma forma alternativa do público conhecer a história de vida e obra da primeira santa nascida no Brasil em qualquer lugar do mundo”.

*Carla Silva, líder do Memorial Irmã Dulce | Foto: Arquivo Pessoal

Carla explica que no tour virtual os visitantes poderão conhecer todos os ambientes do espaço, onde a história da religiosa é apresentada de forma cronológica. “O tour tem início na Capela das Relíquias, espaço localizado no Santuário de Santa Dulce dos Pobres, onde estão os seus restos mortais e onde bate mais forte o coração das Obras Sociais. Em seguida, o visitante tem acesso à sala que trata do Processo de Canonização. Esta sala virtual foi criada especialmente para este projeto. O marco zero, o espaço do antigo galinheiro, onde tudo começou em 1949, também faz parte do roteiro. O visitante faz um imersão completa, com áudios, fotografias e traduções em outras línguas”, explica Carla.

Um dos detalhes marcantes deste tour é poder ouvir a voz da própria Irmã Dulce. “O visitante tem a rara oportunidade de ouvir a doce voz de Santa Dulce narrando a sua própria história a partir do espaço do Galinheiro e em mais três ambientes do tour. É emocionante…”, afirma a líder do memorial.

O projeto do tour foi idealizado e coordenado pela jornalista Cássia Candra, que faz parte da Assessoria de Comunicação das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID). O projeto expográfico foi feito pelos museólogos Osvaldo Gouveia, líder da Escola de Dulcismo; Carla Silva, líder do Memorial Irmã Dulce, e Marcela Avendaño, colaboradora do MID. O projeto arquitetônico digital em plataforma 3D foi idealizado e executado pelo arquiteto e designer Chico Passos, e contou com a produção da equipe MID e Escola de Dulcismo.

Irmã Dulce foi beatificada em 2011 e canonizada em 2019.

*Fonte: Site da Canção Nova

Veja Também