Despedida de Dom Werner emociona Verbitas e amigos em Juiz de Fora

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

 

Aconteceu na tarde desta quinta-feira (26), na Igreja São Sebastião, a missa de corpo presente do Bispo Emérito de Governador Valadares, Dom Werner Franz Siebenbrock, da Congregação do Verbo Divino (SVD). Estiveram na despedida o Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, o Bispo de Governador Valadares, Dom Antônio Carlos Félix, o Bispo de Nova Iguaçu, Dom Gilson Andrade da Silva , o Bispo Emérito da Diocese de Registro (SP) , Dom José Luiz Bertanha, o Bispo Emérito de Nova Iguaçu, Dom Luciano Bergamin, além de padres arquidiocesanos , da congregação do Verbo Divino e leigos.

O Bispo Emérito Dom José Luiz Bertanha, da Congregação do Verbo Divino, falou sobre a vida de Dom Werner. “Dom Werner é de origem alemã e Missionário do Verbo Divino. Viveu 82 anos, sendo 31 como bispo e 54 anos como padre, tinha um coração missionário. Por todos os lugares por onde passou fez um grande serviço.” Dom José Luiz Bertanha destacou ainda a importância dos trabalhos de Dom Werner à serviço da Igreja. “Ordenado Bispo Auxiliar de Belo Horizonte, auxiliou muito Dom Serafim. Ao chegar na Baixada Fluminense, no Rio, trabalhou por poucos anos, mas ajudou muito o Cardeal Dom Eugênio Sales, principalmente nas viagens pela Europa, na busca por donativos e força transformadora. Depois seguiu para Governador Valadares onde ficou durante muitos anos. Agora Deus o chamou.”

Sucessor de Dom Werner, Dom Antônio Carlos Félix falou sobre a importância dos trabalhos realizados por seu antecessor, principalmente na área administrativa da Diocese de Governador Valadares. “ Dom Werner governou a Diocese de Governador Valadares por 13 anos. Além do estilo muito humano e gentil, ele organizou administrativamente a Diocese. Fez um trabalho que não foi muito bem reconhecido, pois organizar uma administração implica mexer com privilégios, mas foi um trabalho muito bom. Graças a ele meu trabalho foi bastante facilitado nestes 6 anos em que eu estou lá.” O Bispo lembrou também da ajuda de Dom Werner com Instituições sociais e movimentos populares. “ Dom Werner primou também por ajudar demais as pessoas. Ele conseguia dinheiro com muita facilidade da Alemanha e tudo quanto é instituição social e movimentos populares ele estava ajudando e apoiando, além de ser aquela pessoa muito alegre e prestativa.”

O Arcebispo de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, acompanhou os últimos meses de Dom Werner. “Adoecendo e ficando em situação de velhice, ele passou a residir nos últimos meses em Juiz de Fora, na casa dos irmãos Verbitas. No dia 24 Deus o chamou para que ele pudesse viver o seu natal no céu. Agora, nós entregamos a sua vida a Deus e o seu corpo a terra, para que ele possa, na ressurreição final, gozar das felicidades que Deus preparou para todos. Dom Werner foi um grande apóstolo dedicado e nós queremos agradecer a Deus também por tudo aquilo que ele realizou como missionário no Brasil. Que Deus lhe dê o descanso eterno.

*Foto: Site do Les

Dom Werner Franz Siebenbrock

Dom Werner nasceu em Münster, Alemanha, no dia 27 de setembro de 1937. Sacerdote da Congregação do Verbo Divino (SVD), recebeu o sacramento da Ordem no dia 18 de dezembro de 1965. Em missão no Brasil desde 1966, foi pároco até ser nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte. A ordenação episcopal foi celebrada no dia 18 de dezembro de 1988.

Depois de sua dedicação ao Povo de Deus na Capital Mineira e na sua Região Metropolitana, foi transferido para a Diocese de Nova Iguaçu,  Rio de Janeiro. Em 2001, regressou a Minas, após ser nomeado bispo diocesano de Governador Valadares. Tornou-se emérito aos 75 anos, após apresentar a sua renúncia, conforme as leis canônicas.

 

*Com informações dos sites da Paróquia Verbo Divino
(Contagem) e da Arquidiocese de Belo Horizonte

Veja Também