“Desafio Mês da Bíblia” é proposto a leigos da arquidiocese

Neste mês da Bíblia, um projeto de incentivo à leitura diária da Palavra de Deus tem proposto um desafio aos seus participantes: 18 dias dedicados ao estudo da Primeira Carta de São João.

O projeto “Leitura Orante da Palavra de Deus” é uma iniciativa do seminarista Rafael Nascimento, estudante do curso de Teologia. Esta é a terceira ação do grupo, “a primeira foi o Retiro Quaresmal, a qual propus o desafio de “40 dias com a Palavra”. Depois foi a leitura dos Atos dos Apóstolos, mediada pelo grupo no WhatsApp. E agora o “Desafio Mês da Bíblia”, explicou o idealizador.

Ele contou seu desejo de ajudar as pessoas em seus exercícios espirituais, e enxergou nas redes sociais uma forma de assim fazer. Foi criado um grupo no WhatsApp, onde é enviada uma espécie de roteiro, que orienta passo a passo da prática oracional.

Segundo Rafael, várias pessoas partilharam suas boas experiências. Uma dessas pessoas é Ligia Cardozo, que acredita ser um momento importante para sua caminhada. Para ela, “está sendo muito boa, inclusive porque estou enviando o estudo também aos ministros da minha comunidade. Estamos caminhando juntos. Terminaremos na quinta-feira. Estudar a palavra de Deus é muito importante para vida. E as cartas de João nos instruem, nos mostram Jesus em verdade, principalmente para que tenhamos bom senso”.

Segundo uma das autoras do texto base do Mês da Bíblia, da Conferência Nacional do Bispos do Brasil (CNBB), a irmã Maria Aparecida Barboza “círculos bíblicos são uma maneira concreta e dinâmica de formar e evangelizar as pessoas. Por meio da pedagogia-mística da Leitura Orante, os participantes gradativamente vão se familiarizando com a Palavra e despertando o gosto pela Leitura, Meditação, Oração e Contemplação para uma melhor vivência na caminhada discipular”, garante.

Uma introdução, explicando sobre a teologia bíblica das Cartas Joaninas, foi feita com o seminarista João Carlos Ventura de Oliveira. Confira o vídeo abaixo:

*Com informações da CNBB