Definida a programação da festa do Centenário Diocesano

Na sexta-feira, 20 de outubro, a preparação para o Centenário Diocesano, a ser celebrado em 1º de fevereiro de 2024, foi tema de uma reunião no Edifício Christus Lumen Gentium. O encontro foi conduzido pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, e contou com a participação de padres e diáconos de nossa Igreja Particular.

Já estava definido que a grande festa pelos cem anos de criação da Diocese de Juiz de Fora será transferida para o domingo seguinte ao dia 1º, sendo realizada em 4 de fevereiro. Durante o encontro da última semana, foram programados três dias de preparação, de quinta-feira (1º) a sábado (3). O tríduo será realizado a nível paroquial ou forâneo, como explicou Dom Gil. “Todo o ano será Ano Eucarístico. Então, esse tríduo preparatório estará como que lançando, preparando o Ano Eucarístico. A abertura será no dia 1º de fevereiro, dia exato do aniversário. É uma quinta-feira, dia eucarístico, e as celebrações serão nas paróquias. Depois, no dia 2, é o Dia da Apresentação do Menino Jesus no Templo e a purificação de Nossa Senhora. Toda a comunidade diocesana é convidada a purificar o seu coração pelo rito da penitência em preparação para o dia da nossa celebração arquidiocesana. No sábado, nós vamos ter o dia dedicado à Nossa Senhora, com vários louvores programados, também nas foranias e nas paróquias.”

Já no dia 4 de fevereiro, a programação festiva se concentrará na Catedral Metropolitana. “Nós vamos ter uma festa bastante bonita, se Deus quiser, com um show preparatório, de 14h às 16h, e depois, uma Celebração Eucarística de 16h às 18h, com a presença de representação de todas as 91 paróquias que compõem a nossa Arquidiocese”, ressaltou o Arcebispo Metropolitano.

Comissão Litúrgica

Esta foi a primeira reunião envolvendo a Comissão Litúrgica para as Celebrações do Centenário da Diocese de Juiz de Fora, como Dom Gil intitulou o grupo. “Essa comissão é composta de doze pessoas, dez padres e dois diáconos permanentes. É um número simbólico, número dos apóstolos, para que a gente possa celebrar como Igreja a história da nossa Igreja Particular de Juiz de Fora. A função dessa equipe é preparar as celebrações”, esclareceu o Arcebispo.

Segundo o Assessor da Comissão de Liturgia Arquidiocesana, Padre Leonardo José de Souza Pinheiro, a reunião foi produtiva. “É um momento muito particular e especial que fazemos memória, louvamos, agradecemos a Deus por tudo aquilo que a nossa Arquidiocese foi capaz de viver, celebrar, conquistar no trabalho missionário e evangelizador. Serão três dias na liturgia, na espiritualidade, na oração, nas atividades pastorais, do dia 1º ao dia 3, preparando para a grande celebração do dia 4. Já fica a motivação para que todos possam ir se preparando, em comunhão de oração. Diz o ditado popular que ‘o melhor é esperar pela festa’; então, que a gente possa já, nas nossas comunidades, nas celebrações, vivermos essa expectativa para, a partir do dia 1º até o dia 4, vivermos esses dias intensos de oração e, sobretudo, de muita atividade, de muita celebração litúrgica.”

O Cerimoniário Arquidiocesano, Padre Eder Luiz Pereira, também se fez presente. “Junto com a Comissão, estou encarregado de preparar as celebrações litúrgicas para que o povo possa participar bem e viver com intensidade este momento tão importante na vida de nossa Igreja Particular. Além das celebrações do dia 4, dia festivo, terá uma série de celebrações que antecedem esta data, preparando toda a nossa Arquidiocese, o nosso clero, o nosso povo, para participar deste dia tão importante. A reunião nesta manhã foi muito importante e nos deu algumas orientações para que possamos celebrar e viver bem este acontecimento”, apontou o sacerdote.

O Padre Kayo Cerqueira de Paiva também integra a Comissão Litúrgica para as Celebrações do Centenário da Diocese de Juiz de Fora. “É uma alegria poder ajudar nessa comissão e preparar esse momento tão bonito da vida de nossa Igreja Particular. Que possamos já ir preparando o nosso coração, abrindo espaço na nossa vida, na nossa casa, para acolher esse momento festivo, esse momento de júbilo em nossa Arquidiocese, e que possamos viver isso com a maior profundidade, espiritualidade e alegria”, convidou.

Veja Também