“Cuidando de quem cuida”: tema é abordado durante Seminário da Caridade

*Imagem: Reprodução - WebTV "A Voz Católica"

Cerca de trinta agentes de pastorais, movimentos, associações e grupos de serviço que integram o Vicariato da Caridade da Arquidiocese de Juiz de Fora participaram, no dia 7 de outubro, da 11ª edição do Seminário da Caridade. O encontro, realizado no Instituto Padre João Emílio, foi regido pelo tema “Cuidando de quem cuida”.

*Imagem: Reprodução – WebTV “A Voz Católica”

Em entrevista à WebTV “A Voz Católica”, o Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, apontou a importância do evento. “Todos os anos, na nossa Arquidiocese de Juiz de Fora, acontece o Seminário da Caridade, além de uma outra atividade que fazemos no primeiro semestre, que é o almoço com os pobres. Esta atividade é importante na vida pastoral da diocese, porque é um momento em que nós paramos para refletir sobre o que está sendo feito em favor dos pobres na nossa Igreja Particular. É muita coisa que está sendo feita. O Vicariato da Caridade tem como função organizar, ser como que o motor de ânimo de todas as frentes de pastoral em favor dos favorecidos, dos pobres, dos excluídos”, explicou o Pastor Arquidiocesano.

Dom Gil ainda comemorou o crescimento das iniciativas em prol dos mais vulneráveis. “A nossa Arquidiocese é constituída de 37 cidades e 91 paróquias. Em todas as paróquias e em todas as 12 foranias o trabalho em favor dos pobres, o trabalho da caridade e o trabalho da solidariedade vem só crescendo nos últimos anos, graças a essa organização que temos, que é o Vicariato da Caridade. Ele foi fundado depois do I Sínodo, que foi de 2009 a 2011, e agora, no II Sínodo de 2019 a 2022, tudo veio crescendo, graças a Deus.”

*Imagem: Reprodução – WebTV “A Voz Católica”

O Vigário Episcopal para a Caridade, Padre Geraldo Dondici Vieira, falou sobre o tema escolhido para a 11ª edição do Seminário. “Como vamos cuidar das pessoas que estão mais necessitadas se nós mesmos estamos nos sentindo descuidados? Por isso, resolvemos fazer essa capacitação, essa formação.” O sacerdote lembrou que o Vicariato é composto de cinco diaconias. “Essas cinco diaconias que reúnem centenas de grupos, movimentos, associações que cuidam dos mais pobres e sofredores. Graças a Deus esse trabalho todo continua, o Vicariato é só um apoio, uma possibilidade de comunhão, de conhecimento desses muitos trabalhos que são feitos aqui na nossa diocese. Pedimos a Deus, no nosso Centenário, o fortalecimento da Diaconia Carcerária, a Diaconia dos Enfermos, a Diaconia da Esperança, e das diaconias mais novas, que vieram no II Sínodo – a Diaconia ‘Dai-lhes vós mesmos de comer’ e ‘Vinde a mim os pequeninos’.”

O Padre Almir Miranda Silva, Pároco da Paróquia Divino Espírito Santo de Juiz de Fora, conduziu os momentos de dinâmica e reflexão. “A motivação maior desse encontro é saber que quem está aqui são pessoas cuidadoras e que também precisam ser cuidadas. Então, esse momento de parada, de reflexão, para poder retomar o sentido de seu próprio ministério, serviço, de cuidar do outro, sem esquecer de cuidar de si”, ressaltou.

*Entrevistas e imagens: WebTV “A Voz Católica”

Veja Também