Cristo Redentor é iluminado de verde em homenagem às vítimas de acidentes de trabalho

0

Pelo terceiro ano consecutivo, o Cristo Redentor receberá uma iluminação especial para a campanha Abril Verde. Nesta segunda-feira, dia 29 de abril, a partir das 18h30, o monumento, que é um dos pontos turísticos mais importantes da cidade do Rio de Janeiro, será iluminado de verde em homenagem às vítimas de acidentes e doenças do trabalho.

A ação acontece para marcar o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho (celebrado em 28 de abril) e é uma parceria entre o Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ), o Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ) e a Arquidiocese do Rio de Janeiro. O objetivo dessa ação, e de todas as outras inseridas no âmbito do movimento Abril Verde, é promover a conscientização sobre a importância de um ambiente saudável e uma cultura de prevenção de acidentes e doenças profissionais.

Desde 2001, 28 de abril é oficialmente celebrado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho. No Brasil, a Lei nº 11.121/2005 instituiu o mesmo dia como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Um pouco antes da iluminação do Cristo, será realizada uma oração em memória das vítimas de acidentes e doenças do trabalho, no Santuário do Cristo Redentor.

Estatísticas

No Brasil, um acidente de trabalho acontece a cada 48 segundos, e um trabalhador morre a cada três horas. Foram 4,7 milhões de acidentes registrados no país de 2012 até este mês de abril, sendo quase 800 mil somente em 2018. Os dados preocupantes são do Observatório de Saúde e Segurança do Trabalho (MPT e OIT) e ainda são subnotificados.

Somente no início de 2019 ocorreram dois graves acidentes envolvendo trabalhadores no Brasil. Um deles no Rio de Janeiro – o incêndio no Centro de Treinamento do clube de futebol Flamengo – e o rompimento da barragem de rejeitos de minérios em Brumadinho, Minas Gerais – considerado o maior acidente de trabalho do país.

*Com informações da Coordenação de Comunicação
do Cristo Redentor – Arquidiocese do Rio de Janeiro

Conteúdo Relacionado
X