No próximo dia 25 de julho, o programa “Fala Juventude”, da Paróquia Nossa Senhora Mãe de Deus, completará um ano. A atração semanal, transmitida pelo YouTube, chega à sua 44ª edição neste sábado (3), quando o assunto será a vida de São Tomé.
O programa foi uma iniciativa do Administrador Paroquial, Padre João Francisco Batista da Silva, cuja pretensão inicial era fazer uma única live sobre saúde mental. “Como o retorno dessa entrevista foi muito bom, nós decidimos continuar com a programação. A partir desse dia, começamos a fazer nossa reunião de pauta todas as quartas para decidirmos os temas e confeccionar as perguntas”, conta Gabriela Carminate Silva de Paula, que, junto com Paloma Garcia de Paula Santos está à frente da atração. As duas são as responsáveis por todas as decisões, desde o tema a ser abordado até a confecção das perguntas e a divulgação nas redes sociais. No dia da entrevista, elas ainda contam com a ajuda da mãe de Gabriela, Celeide, que fica nos bastidores, avaliando a transmissão.
Nas edições do programa já foram abordados desde temas da área da saúde até composição musical, fotografia, cinema brasileiro e contação de histórias. Os tópicos religiosos também ganham espaço regularmente. “Falamos sobre a vida dos santos da nossa Igreja, sem contar a Novena de Natal em Família 2020 e a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021. Abordamos também sobre o empreendedorismo e conhecemos alguns dos movimentos que estão presentes na nossa Arquidiocese”, pontua Gabriela. Ela fala sobre a forma com que são escolhidas as temáticas. “Os temas são definidos através de assuntos que estão em voga, assuntos que achamos interessantes, datas que serão comemoradas naquele mês, vida de santos conhecidos e menos conhecidos pela nossa comunidade”.
Depois de quase um ano de muito trabalho, a avaliação feita pela jovem é positiva. “O ‘Fala Juventude’ é um programa muito reconhecido entre nossos paroquianos. Por estarmos na paróquia desde pequenas, todos nos conhecem e admiram nossa coragem e empenho de realizarmos as entrevistas todos os sábados. Nós ficamos muito felizes e gratas pelo reconhecimento, sabemos de todas as dificuldades que acontecem no meio do caminho e que na hora da entrevista ninguém percebe. Nossa avaliação interna é de que os programas evangelizam cada dia mais”.
Além da live deste sábado (3), sobre São Tomé, os próximos tópicos a serem tratados já foram definidos: no dia 10, o tema será o dia do Bombeiro Brasileiro; em 17 de julho será falado sobre o dia do Engenheiro Ambiental e Sanitarista; no sábado seguinte (24), será abordado o aniversário de um ano do programa, celebrado no dia seguinte; e, por fim, em 31 de julho, o assunto será a vida de Santo Inácio de Loyola. O “Fala Juventude” acontece todos os sábados, às 16h, no canal do YouTube da Paróquia Nossa Senhora Mãe de Deus.