Cortejo com a imagem de Santo Antônio emociona juiz-foranos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

No último domingo, 13 de junho, a Arquidiocese de Juiz de Fora esteve em clima de festa para celebrar seu padroeiro, Santo Antônio. Diversas missas festivas foram celebradas em todo o território arquidiocesano, mas uma das principais atividades ocorreu no Centro de Juiz de Fora, envolvendo dois importantes ícones dedicados ao santo casamenteiro: o Seminário e a Catedral.

Na tarde daquele dia, pelo segundo ano consecutivo, a imagem de Santo Antônio percorreu a principal avenida do município em carro aberto. O cortejo saiu da casa de formação em direção à principal igreja da Arquidiocese e, durante o trajeto, o Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, abençoou os devotos com a relíquia do santo português, que levava nas mãos.

Pelo caminho, muitos que estavam a pé, em seus veículos e casas pararam por um momento para assistirem à carreata e fazerem suas orações. Observar a devoção e a fé do povo, manifestadas mesmo que à distância, emocionou o Arcebispo. “Esse momento no tempo da pandemia é para nós de sacrifício; não poder fazer aquelas celebrações como o povo gosta, com multidões. Mas o nosso povo acompanha de casa, acompanha das janelas quando passa a imagem de Santo Antônio, vem à igreja respeitando o protocolo atual, de maneira que Santo Antônio é celebrado pelos corações, por nós todos”.

Dom Gil também comentou o exemplo do santo para os dias atuais. “Vendo em Santo Antônio o exemplo de uma pessoa completamente dedicada às coisas de Deus, completamente voltado para Cristo. Devotar-se a Santo Antônio significa expressar amor e adoração a Deus, que é Pai, Filho e Espírito Santo”, finalizou.

Após a chegada do cortejo à Catedral, centenas de devotos – separados conforme o distanciamento exigido – acompanharam a Santa Missa presidida pelo Arcebispo e concelebrada pelo Vigário Geral da Arquidiocese, Monsenhor Luiz Carlos de Paula, e pelo Vigário Paroquial, Padre Luiz Carlos Vitório. Os Diáconos Permanentes Antônio Valentino e Waldeci Rodrigues da Silva serviram ao Altar.

Veja Também