Neste sábado, dia 14 de outubro, a Catedral Metropolitana recebe o Coral Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) para apresentação, logo após a celebração das 17h, com entrada gratuita.
O projeto “Coral BDMG – 30 Anos na Estrada” teve início durante a pandemia com apresentações virtuais, que estão disponíveis em página especial no Youtube. Seu objetivo é divulgar a música mineira, mundial, sacra e popular.
Sob a nova regência, do maestro e diretor Leonardo Cunha, o grupo apresenta um repertório eclético, que passeia pelo erudito e pelo popular, com especial dedicação à música brasileira. O maestro e diretor também traz quatro componentes de sua orquestra, a Opus.
“Quem canta reza duas vezes”, a famosa frase de Santo Agostinho já resume o ganho de ter oportunidades como este na igreja. O espetáculo do coral na Catedral será a única em Juiz de Fora. A série de apresentações no interior do estado passou por Cataguases e Bom Despacho. A parada seguinte será a cidade de Divinópolis.
Programa da apresentação em Juiz de Fora
– Encontros e Despedidas (Milton Nascimento e Fernando Brant)
– Ave Cantadeira (Paulinho Pedra Azul)
– Magnificat / Gloria (Manoel Dias de Oliveira)
– Salve Regina (Emerico Lobo de Mesquita)
– Falando de amor (Tom Jobim)
– Dona (Sá & Guarabyra)
– Clube da Esquina (Milton Nascimento, Lô Borges e Marcio Borges)
– What a Wonderful World (George David Weiss and Bob Thiele)
– Isso aqui o que é (Ary Barroso)
– Coro Di Schiavi Ebrei (Giuseppe Verdi)
– Siyahamba (Tradicional Sul africana)
– Conquest Of Paradise (Vangels)
Sobre o Coral
O Coral BDMG foi criado em 1989 e, desde então, é mantido pelo BDMG Cultural. Formado por 26 integrantes, o coral se dedica a um repertório eclético, com especial dedicação à música brasileira. Em 34 anos de existência, já passaram pelo Coral os maestros Márcio Miranda Pontes, Eliane Fajioli, Rafael Grimaldi e Arnon Oliveira, que esteve à frente do grupo até 2022.
Seu atual projeto, o “Coral BDMG 30 Anos na Estrada”, é realizado pelo BDMG Cultural, com apoio do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do BDMG – Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais.
* Com informações de BDMG Cultural