No último final de semana, de 2 a 4 de novembro, coordenadores regionais da Pastoral da Comunicação (Pascom) estiveram reunidos com a coordenação nacional composta por Marcus Tulius, do Leste 2, e Patrícia Luz, do Nordeste 3 da CNBB. Eles foram acompanhados pelo Padre Manoel Filho, da Arquidiocese de Salvador (BA). Também acompanhou o encontro, marcado durante a última reunião de bispos referenciais da área em julho deste ano, o Padre Antônio Xavier, assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação.
Em mensagem de vídeo enviada ao encontro, Dom Darci José Nicioli, arcebispo de Diamantina (MG) e presidente da Comissão da CNBB para esta pastoral, afirmou os princípios que regem o recém-lançado Guia de Implantação da Pascom disponível nas Edições CNBB.
Guia de Implantação da Pascom
Os coordenadores levaram em conta o trabalho realizado pela Comissão Episcopal para a Comunicação realizado com o objetivo de ajudar as comunidades, paróquias, dioceses e regionais a organizarem de forma mais estruturada a Pascom em todo o Brasil. O documento final – Guia – tomou por base “uma série de orientações já existes em documentos da CNBB e em livros como: ‘Pastoral da Comunicação – diálogo entre fé e cultura’; ‘Novas fronteiras da Pastoral da Comunicação – diretrizes e propostas de atuação’; e ‘Pascom – a ação evangelizadora na Igreja à luz do Diretório de Comunicação’”.
Além disso, o documento apresenta uma inovação representada pelo processo proposto para implantação da Pascom estruturado em quatro passos: A) Conhecer; B) Sensibilizar; C) Formar; D) Manter. O documento esclarece: “Para cada um desses momentos foi concebido um objetivo específico que sintetiza a sua proposta. Dentro de cada um dos quatro momentos sistematizamos orientações práticas que são necessárias para a execução desse momento. Essa proposta de processo de implantação não consiste em um método burocrático, mas deve ser entendido como uma diretriz que estimula ações necessárias para a implantação da Pascom do ponto de vista prático e reflexivo e que pode ser adaptada de acordo com a realidade“.
O assessor da reunião, Padre Manoel Filho, tem grande experiência de comunicação na Arquidiocese de Salvador, apesar de ultimamente se dedicar à coordenação nacional da Pastoral do Turismo. Ele ajuda os coordenadores a “pensar a Pastoral da Comunicação”. Durante o encontro, no sábado, 3 de novembro, os coordenadores tiveram uma visita guiada à Catedral da Sé, em São Paulo, organizada pelo assessor de imprensa da Arquidiocese, Rafael Alberto.
*Fonte: Site da CNBB