Contemplar Maria e transformar nossa vida em um dom, pede Papa

*Foto: Site do Vatican News
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

O Papa Francisco presidiu na manhã de sábado, 12 de dezembro, na Basílica de São Pedro, a Santa Missa por ocasião da festa de Nossa Senhora de Guadalupe. Desta vez, a participação numerosa da comunidade latino-americana de Roma teve que ser reduzida devido à pandemia, mas não faltaram os tradicionais cantos.

Em sua homilia, o Pontífice ressaltou três palavras contidas na liturgia e que refletem a Virgem de Guadalupe: abundância, bênção e dom. “Abundância porque Deus sempre se oferece em abundância”. O Papa afirmou que Deus não conhece doses ou “cômodas parcelas”, Ele tem um limite, pelo menos um: a generosidade, a impossibilidade de doar-se senão em abundância.

A segunda palavra é bênção, e o encontro de Maria com Isabel foi uma bênção, apontou o Santo Padre. Abençoar significa “bendizer”, explicou Francisco, portanto o estilo de Deus é bendizer, enquanto o do diabo é amaldiçoar, é o estilo da mesquinhez, da incapacidade de doar-se totalmente.

Sobre a terceira palavra, dom, o Pontífice destacou que a abundância e o bendizer são um presente, um dom – um dom que é graça, divindade. “O dom de Deus que nos é presenteado na abundância do seu Filho, por natureza, e na abundância de sua mãe, por graça. Bem-aventurada és Tu entre as mulheres porque nos trouxeste o bendito.”

“Contemplando a imagem de Nossa Mãe hoje, peçamos a Deus um pouco deste estilo que Ele tem: a generosidade, a abundância, o bendizer, jamais amaldiçoar, e transformar a nossa vida num dom, num dom para todos”, concluiu o Papa.

*Fonte: Site da Canção Nova

Veja Também